Mais de 500 pessoas participam da oitava edição da MEPT no IFFar J.Castilhos


Nos dias 29 e 30 de setembro, mais de 500 pessoas participaram da oitava edição da Mostra de Educação Profissional e Tecnológica, realizada no Campus Júlio de Castilhos. A programação contou com atividades voltadas para servidores no dia 29 e para toda a comunidade acadêmica no dia 30. 

No primeiro dia da Mostra, os servidores assistiram à palestra proferida por Henry Suzuki sobre patentes e inovação. Ainda conferiram um relato das experiências vividas pelo professor Rogério Anese na última edição do Projeto Rondon. Em seguida, participaram da palestra ministrada pelos Pró-reitores Raquel Lunardi e Arthur Frantz sobre o papel da extensão na pesquisa tecnológica. Para finalizar o dia, os membros do NIT participaram de uma oficina prática sobre busca de informações em patentes, e os avaliadores de trabalhos puderam realizar uma formação específica. 

20170929 1727400

No segundo dia, alunos, servidores e comunidade contaram com uma programação diversificada, com vários eventos paralelos. A palestra de abertura ficou por conta da professora Elika Takimoto sobre a temática “Força é igual a massa vezes imaginação”. À tarde, 204 trabalhos foram apresentados por alunos da instituição. Foram 166 trabalhos na modalidade de pôster e 26 na modalidade oral. Paralelamente, foi realizada a segunda edição da Mostra de Inovação que premiou experimentos práticos inovadores que produzem soluções técnicas e tecnológicas e contribuem para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico. Ao todo, doze trabalhos inovadores se inscreveram para essa edição. Para avaliar os 204 trabalhos inscritos por alunos dos níveis técnico, superior e de pós-graduação, noventa avaliadores estiveram presentes para definir os premiados em cada categoria desta edição. 

20170930 135559

No sábado, também foi realizado o Torneio de Programação – BUGCUP 2017. Dezesseis equipes dos campi do IFFar enfrentaram desafios computacionais de nível fácil, médio e difícil a partir de diferentes linguagens de programação. Para finalizar, também houve o torneio de lançamento de foguetes desenvolvidos pelos alunos, envolvendo nove equipes no total. 

20170930 111215

A Reitora do IFFar, a professora Carla Comerlato Jardim, destacou a evolução qualitativa dos trabalhos na Mostra, além de ressaltar a importância política do encontro. “Estamos em luta pela liberação de orçamento para a educação federal e em um forte momento de sensibilização para que o governo assegure um valor minimamente aceitável para que possamos seguir desenvolvendo um trabalho de qualidade”. A Reitora mencionou, durante a abertura do dia 30, o ato conjunto realizado por universidades e institutos federais gaúchos em defesa de orçamento. Após a fala, todos os participantes aderiram ao movimento “Abrace o IFFar”, realizando um abraço simbólico em torno do Campus Júlio de Castilhos. 

20170930 103123

Na abertura do segundo dia, também foi realizado o lançamento oficial da adesão ao Movimento Eles Por Elas (#HeForShe) da ONU Mulheres. Durante o evento, a CAI/PROEN em parceira com os Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) organizaram um stand de divulgação do movimento e atividades de sensibilização para a temática. 

20170930 0935370

Durante a Mostra, também foi gravada uma edição especial do Programa Bate-Papo com a Reitora diretamente do Campus Júlio de Castilhos. Além da Reitora, o programa contou com a presença do Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Arthur Frantz, o professor Edenir Grimm do Campus Alegrete, um dos avaliadores de trabalhos da MEPT, e do aluno do Campus Júlio de Castilhos, Guilherme Schmeling, que foi um dos apresentadores de trabalho desta edição. 

20170929 113201

Texto e fotos ASCOM IFFar