Luiz Gonzaga Correa de Barros, patrono Feira do Livro 2019 de J.Castilhos


Luiz Gonzaga Correa de Barros, patrono da 22ª Feira do Livro e 29ª Feira do Livro Espírita de Júlio de Castilhos. O patrono da Feira do Livro 2019 de Júlio de Castilhos, lancou no ano de 2016 o livro “Estâncias castilhenses: identidades e origens das primeiras famílias”.

Confira sobre o autor castilhense patrono da feira do livro 2019:

Luiz Gonzaga Corrêa de Barros Salles, nascido em 4 de janeiro de 1925, herdou do pai o gosto pelas pesquisas. Francisco Salles, seu pai, iniciou suas pesquisas cedo e, em meados de 1913, aos 18 anos, mudou-se de Júlio de Castilhos para a cidade de Cruz Alta, com o objetivo de aprender boticário. Seu mestre foi Sebastião Veríssimo, pai de Érico Veríssimo, que na época tinha apenas 8 anos de idade. Mais tarde, Francisco Salles desenvolveu parte das pesquisas genealógicas que auxiliaram no trabalho literário de Érico Veríssimo.

Habilidoso, Luiz Salles, além de escrever grande parte de suas pesquisas à mão, antes de digitar, também desenha detalhadamente as casas antigas, paisagens, mapas e fazendas da região. ,

Luiz Gonzaga Corrêa de Barros Salles, atualmente continua pesquisando sobre as famílias da cidade nos arquivos públicos, desenhando e colecionando fotografias.

Para a professora Maria Medianeira Padoin, da UFSM, que prefaciou a obra “Estâncias castilhenses: identidades e origens das primeiras famílias”, o livro proporciona ao público leitor “o acesso a um registro documental vinculado à história das famílias e à história do município de Júlio de Castilhos, constituindo-se uma obra de caráter memorialista da história local, que denota sua a importância tanto na organização das informações, na sua divulgação e consequente incentivo ao desvelar da história regional e a perspectivas para novas pesquisas e estudos”.

Segundo os curadores dos arquivos pessoais e organizadores do livro, Flavi Ferreira Lisboa Filho, professor da UFSM, e Edite Puente Salles, jornalista e filha do autor, esta publicação busca “atender os anseios da comunidade castilhense, no que se refere ao desvelamento do seu passado através dos processos geracionais das primeiras famílias. Assim como, dar visibilidade à história de formação do município”.

O livro do patrono da feira do livro de Júilio de Castilhos, foi publicado pela editora experimental do curso de Produção Editorial da UFSM, a PE.Com, dirigida pela professora Marília Barcelos. 


Fonte Sobre Luiz Gonzaga Corrêa de Barros Salles (Pesquisa Arquivo ) Site UFSM Colaboração texto : Flavi F. Lisboa Filho