Lançamento e sessão de autógrafos do livro “Terra de vila rica” 2ª Edição)”, de Firmino Chagas Costa


Acontece em Júlio de Castilhos a 23ª Feira do Livro e a 31ª Feira do Livro Espírita de Júlio de Castilhos na Rua Coberta, de 14 a 16 de Outubro no Centro Cultural Álvaro Pinto – CCAP, Rua Coberta e Praça João Alvarenga.

A 23ª Feira do Livro e 31ª Feira do Livro Espírita de Júlio de Castilhos, que tem o tema “Ler é um superpoder”. é uma realização da Prefeitura Municipal de Júlio de Castilhos, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, CCAP, Instituto Federal Farroupilha – IFFar, Campus Júlio de Castilhos, Gabinete da Primeira-Dama, Câmara Municipal de Vereadores, Cartão Cliente Saúde, Biblioteca Municipal Francisco Salles, Instituto Estadual de Educação Vicente Dutra e Sociedade Espírita Fé, Esperança e Caridade.

Bibiana Malgarim é a Patrona da 23ª Feira do Livro e 31ª Feira do Livro Espítira em Júlio de Castilhos.

Na noite da ultima sexta-feira (15), aconteceu no auditório do Centro Cultural Alvaro Pinto o lançamento do Livro “Terra de vila rica – Contribuição ao Estudo da História do Município de Júlio de Castilhos (2ª Edição)”, de Firmino Chagas Costa da Editora Rio das Letras.

No lançamento, familiares, professores, escolas do município, executivo e legislativo, escritores e amigos puderam prestigiar a obra e cada um ainda recebeu um exemplar com o autógrafo de Firmino Costa.

Firmino, foi patrono da feira do livro de Júlio de Castilhos no ano de 2013, formou-se em Odontologia pela faculdade de Odontologia da UFRGS em 1953,vindo a residir em Júlio de Castilhos terra natal de sua mãe aos 26 anos de idade onde exerceu a profissão de cirurgião dentista até sua aposentadoria. Casado com a Prof. Mavys Maria Bastos Costa, Bacharel em Letras Neo Latinas, pela Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras Imaculada Conceição da Universidade de Santa Maria; com quem tem três filhos.

Entretanto é pelo amor pela história que Firmino costa é conhecido. Há mais de meio século vem colaborando para a preservação da memória histórica Castilhense e regional.

Um dos idealizadores e maior colaborador do Museu Municipal Vila Rica.

Confira resumo da trajetória do autor do livro:

O Dr. Firmino é natural de Boa Vista do Erechim, hoje município de Erechim e nasceu em 24 de janeiro de 1930.
É filho de Ildefonso Correa da Costa, natural de Cachoeira do Sul e Noêmia Chagas da Costa, natural de Júlio de Castilhos.
Em 1953, o Dr. Firmino formou-se em Odontologia pela UFRGS e aos vinte e seis anos veio trabalhar em Júlio de Castilhos.
Casou-se com a Dona Marly Bastos, e tem três filhos.
Reside em nossa cidade há mais de sessenta anos e sempre se considerou Castilhense.
O Dr. Firmino é o maior pesquisador da Cultura e da História de Júlio de Castilhos, mesmo não tendo nascido nessa terra.
Ninguém entende e conhece a cultura e história de Júlio de Castilhos como ele.
Além isso, de se mencionar o imenso legado histórico e cultural que ele vem deixando para os castilhenses.
Há mais de meio século o homenageado vem se dedicando na busca e preservação da memória da história castilhense e regional, sendo incansável e persistente.
Foi o idealizador e fundador do Museu Vila Rica, de Júlio de Castilhos.
É atualmente o maior colaborador e descobridor de peças, objetos e antiguidades que tenham valor histórico-cultural e que identifiquem famílias, épocas, usos e costumes.
É autor do livro “Terra de Vila Rica – História do Município Júlio de Castilhos”, bem como de inúmeros artigos com publicações em jornais ao longo do tempo.
Também é autor do livro de história de Pinhal Grande.
Além disso, é de sua autoria o livro voltado para o Público Infantil, com o título “Histórias de Júlio de Castilhos para crianças”, lançado em 1988 e reeditado com mais conteúdo em 2017.

Autor do livro “As Água de Santo Antônio de Júlio de Castilhos”,

Foi patrono da Feira do Livro de Júlio de Castilhos, em 2013.
É fotógrafo com diversos prêmios municipais, regionais e estaduais.

Recebeu o título de “Cidadão Castilhense”, por toda a sua dedicação e emprenho em resgatar a história de Júlio de Castilhos, da Câmara Municipal de Vereadores de Júlio de Castilhos no ano de 2010.

Recentemente o historiador e fotógrafo Firmino Chagas Costa, de Júlio de Castilhos, conquista Menção Honrosa com a  a fotografia “A Casa das Gaiolas” / Júlio de Castilhos (RS), do XLI Concurso Fotográfico Cidade de Santa Maria

Confira mais  fotos da sessão de autógrafos aqui