Júlio de Castilhos participa de reunião da Famurs sobre efeitos da estiagem


A Administração Municipal de Júlio de Castilhos participou na segunda-feira, dia 10 em Porto Alegre, de reunião organizada pela Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

De forma remota, o presidente da entidade e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, abriu os trabalhos e colocou a Federação à disposição dos municípios e entidades representativas, visto o cenário de extrema dificuldade já previsto. 

A pauta do encontro tratou dos efeitos da estiagem no Estado.  Ana Paula Lima Ferreira Secretária de Agricultura, Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente do Município de Júlio de Castilhos, acompanhou as manifestações que mobilizaram lideranças políticas e representantes de entidades estaduais e federais.

Conforme nota técnica divulgada pelo governo do RS, o primeiro trimestre de 2022 deverá ter precipitações abaixo do esperado na maior parte do RS. “Para janeiro, as precipitações deverão se manter próximas da média na maioria das regiões, com maior regularidade de chuvas no decorrer da segunda quinzena do mês. Nos meses de fevereiro e março, o prognóstico indica a redução da chuva, com os valores ligeiramente abaixo da média na maioria das regiões. No trimestre abril-maio-junho de 2022, as previsões indicam uma maior probabilidade de retorno às condições de neutralidade e os padrões climatológicos de normalidade novamente predominarão”, segundo o documento. da Famurs

Veja depoimento da Secretaria Ana Paula sobre a reunião junto a Famurs, em pauta do encontro tratou dos efeitos da estiagem no Estado. Sendo uma das piores estiagem dos últimos 10 anos e solicita o uso racional da água e de forma consciente. Não há previsão de chuva para os próximos dias, veja que diz a Secretaria Ana Paula Lima Ferreira Secretária. soabre a atual situação;