Júlio de Castilhos expande a “Rede Bem Cuidar” para os ESFs dos bairros


Buscando qualificar as ações nas Unidades Básicas de Saúde, o Governo do Estado lançou a REDE BEM CUIDAR RS, que tem o objetivo de incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de Atenção Primária à Saúde oferecidos à população.

Nesse contexto, o município de Júlio de Castilhos fez a adesão ao Programa, escolhendo como Unidade pioneira o ESF do Bairro Castelo Branco.

Inicialmente foi feito um estudo para o conhecimento da população idosa daquela região, em que os profissionais da Secretaria se dividiram em grupos com a finalidade de realizar busca ativa, cadastramento e entrevistas.

Para desenvolver as ações propostas no Programa, a Secretaria Municipal de Saúde contratou profissionais, que compõem a equipe multiprofissional, para atuarem na unidade:

1 educador físico;

1 fisioterapeuta;

1 terapeuta ocupacional; e

1 psicóloga.

No mês de maio a Equipe da REDE BEM CUIDAR completou 3 meses de atividades no ESF Castelo Branco e, durante esse período, foram realizadas diversas atividades com usuários da área de abrangência.

Os idosos passaram pela avaliação multidimensional da equipe e foram inseridos nos grupos, considerando as próprias limitações e potencialidades. As intervenções desenvolvidas em grupos visam estimular aspectos físicos motores, cognitivos e psicossociais, a fim de possibilitar a melhor funcionalidade e qualidade de vida dessas pessoas.

Com a intenção de complementar o atendimento da equipe aos usuários, novos profissionais das áreas de educação física, fisioterapia, terapia ocupacional e psicologia foram contratados e, diante da boa adesão da Rede Bem Cuidar, desde o mês de abril foi iniciada a expansão do projeto para as demais comunidades do Município.

Cronograma de expansão da REDE BEM CUIDAR em Júlio de Castilhos:

12/04 – Expansão Val de Serra e Três Mártires;

28/06 – Expansão Tancredo Neves;

01/07 – Expansão Independência;

05/07 – Expansão Santo Antônio;

06/07 – Expansão Centro Baixo;

12/07 – Expansão Centro.

Fonte e fotos por: Assessoria imprensa PMJC (Pedro Almeida Neto)