Iniciou em Júlio de Castilhos a vacinação contra a Brucelose bovina


Nessa segunda-feira(05) deu início a vacinação contra a Brucelose Bovina em Júlio de Castilhos, promovido pela Secretaria de Agricultura+ e departamento do Meio Ambiente. Foram adquiridas 400 doses e serão aplicadas em fêmeas de 03 a 08 meses de idade com o intuito de ativar o seu sistema imunológico, evitar doenças reprodutivas, perdas diretas devido abortos e natimortos.

Algumas das consequências da não-vacinação são o aumento do intervalo entre partos, diminuição dos índices reprodutivos, diminuição da produção de leite e interrupção de linhagens genéticas.

A Brucelose Bovina é uma zoonose, causada pela Brucella abortus, que além de acometer os animais, pode hospedar-se em seres humanos através da exposição a animais infectados ou o consumo de alimentos derivados do animal contaminado. Caso infectado, manifesta-se sintomas como: febre, cefaleia, perda de peso, dores musculares e articulares, sintomas que se assemelham a uma gripe.

Desde o início da vacinação até essa quinta-feira(07), o médico veterinário responsável Gustavo Pinto e sua equipe já vacinaram em torno de 100 fêmeas e percorreram 6 localidades do interior do município: Assentamento Alvorada, Assentamento Santa Júlia, São João do Barro Preto, Assentamento Ramada, Invernadinha e Sobrado. Ainda pretendem vacinar animais contra a doença em outros locais. São eles:

Confira o Cronograma:

 – Rincão dos Pinheiros e Rincão da Palma no dia 09;

– Rincão da Estrela no dia 12;

– Santo Antão, Itaroquem e Limoeiro no dia 13;

– Lagoão, Vila das Lídias e Rincão Fruett no dia 14;

– Rincão dos Silveiras e Portão no dia 15;

– Rincão e corredor dos Bastos e Val de Serra no dia 16;

– Passo dos Buracos, Rincão do Ivaí e Cerrito no dia 19;

– Céu Azul e Japepó no dia 20;

– Três Mártires e Colônias Novas no dia 22;

– Santa Terezinha no dia 23;

– São João dos Mellos no dia 26;

– Sede no dia 27, finalizando o calendário das vacinações no município.

Vale ressaltar que essa vacinação é gratuita para os produtores da cidade, porém é necessário o agendamento prévio com a Secretaria do Meio Ambiente pelo (55) 3271-2021 e também é importante que os produtores, no dia da vacinação, tenham todos os animais contidos para agilizar o processo.

 

Fonte Assessoria imprensa PMJC por Vinicius Ferreira. Imagem arquivo meramente ilustrativa