Inep reforça orientações para participantes no segundo dia do Enem


Neste domingo, 10 de novembro, acontece o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e os participantes, agora, preparam-se para fazer as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Diferentemente do primeiro dia, o tempo para resolver as questões no segundo domingo é menor, de cinco horas.

Para o segundo dia de exame, as regras são as mesmas. É necessário levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, a única permitida, bem como documento de identificação oficial com foto, original, não sendo aceitos documento digital ou cópia, mesmo que autenticada. Documentos fora da validade também são aceitos para identificação.

A Declaração de Comparecimento para o segundo dia de provas, 10 de novembro, está disponível na Página do Participante, mediante informação de CPF e senha. O Inep não emite comprovante de presença após a realização das provas. Vale ressaltar também que o Enem obedece o horário oficial de Brasília. Nos estados e cidades do país que têm fuso horário diferente, os inscritos devem checar o horário local do exame.

Será eliminado o participante que deixar o telefone celular ou outro aparelho eletrônico emitir qualquer som durante a prova, mesmo que o item esteja desligado e no envelope porta-objetos lacrado. Durante a prova, o participante deverá manter, debaixo da carteira, o envelope porta-objetos na sala de provas até a saída definitiva. Os lanches não precisam estar em embalagens transparentes, mas serão vistoriados no dia da prova.

Os portões dos locais de aplicação fecham às 13h e o participante poderá sair com o Caderno de Questões a partir das 18h. Os gabaritos e os Cadernos de Questões serão publicados em 13 de novembro. Quem faltou no primeiro dia ainda pode fazer as provas amanhã, mas apenas como autoavaliação.

Confira o horário do seu local de prova:

Abertura dos portões às 10h (horário local), com fechamento às 11h:

  • Acre

  • 13 municípios do Amazonas: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença, Tabatinga,

Abertura dos portões às 11h (horário local), com fechamento às 12h:

  • Amazonas (com exceção dos 13 municípios descritos acima)

  • Roraima

  • Rondônia

  • Mato Grosso

  • Mato Grosso do Sul

Abertura dos portões às 13h (horário local), com fechamento às 14h:

  • Distrito de Fernando de Noronha (PE)

Fonte> Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira