J.Castilhos presente na III Conferência Estadual da Mulher Advogada.


Emoção, solidariedade, afeto e união foram as características da homenagem à conselheira federal pelo Rio Grande do Sul e ex-presidente da OAB/RS, Cléa Carpi, e à presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Eduarda Mourão, durante a III Conferência Estadual da Mulher Advogada da OAB/RS. O evento foi realizado entre os dias 08 e 09 de agosto no OAB/RS Cubo (Rua Manoelito de Ornellas, 55 – Porto Alegre).

A conselheira federal pelo Rio Grande do Sul e ex-presidente da OAB/RS, Cléa Carpi, que também já foi secretária-geral da OAB Nacional e Medalha Rui Barbosa, foi homenageada pela Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS (CMA). A presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Eduarda Mourão, conta que a homenageada faz parte da história da advocacia brasileira: “Ela é uma luz para o Conselho Federal da OAB e para todas as advogadas. Ela nos enche de orgulho, para seguirmos em frente e buscarmos, cada vez mais, o nosso espaço”, chamou a atenção.

Em sua fala, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, disse que Cléa tem uma história fundamental e reconhecida no Brasil: “Eu posso afirmar que ela sempre teve um olhar e um afeto com todos que a procuram. Ela estendeu a sua importância na advocacia para todo o Rio Grande do Sul e, consequentemente, para todo o Brasil. A bandeira da mulher advogada deve muito ao seu trabalho e dedicação incansável”, conclamou. 

A presidente da comissão, Beatriz Peruffo, afirmou que Clea é um exemplo para a advocacia: “Quando eu iniciei na advocacia era a Dra. Cléa a presidente da seccional e posso afirmar que ela é sim uma mulher de Ordem, um exemplo a ser seguido. Que tenhamos mais mulheres como ela”, destacou.  Na mesma linha, a diretora-geral da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS, (ESA/RS), Rosângela Herzer, fez questão de salientar o papel representativo da homenageada: “Eu só posso dizer que ela é um orgulho para mim e para todas as advogadas”, falou.

Emocionada, Cléa Carpi declarou que é uma honra receber as homenagens e reiterou que a união da advocacia é fundamental: “A vida é feita de escolhas, mas também a importância delas é a fidelidade. Eu tenho a advocacia e a Ordem como fidelidade. Não tenham medo de correr e de lutar. Agradeço muito a todas as mulheres e aos homens de Ordem”, comemorou.

A Comissão da Mulher Advogada da OAB Subseção de Júlio de Castilhos foi representada, no evento por sua Presidente, Maria Leonor Leal Mascarenhas na III Conferência Estadual de Valorização da Mulher Advogada da OAB RS.

 A Presidente, Maria Leonor Leal Mascarenhas agradeceu a cada uma das colegas integrantes da Comissão da Mulher Advogada da OAB RS de Júlio de Castilhos e região, na pessoa da nossa Presidente, Dra. Beatriz Peruffo, exemplo de liderança, que oportunizou a participação e integração das Mulheres Advogadas das Subseções com a Seccional, enriquecendo a cada uma de nós e a própria instituição.

A Valorização da Advocacia Feminina no Brasil

Ainda durante o evento, a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Eduarda Mourão, foi palestrante de um tema fundamental para a advocacia e também para a sociedade. Eduarda lembrou que, só em 2017, foram realizadas 73 mil denúncias de violências contra a mulher: “A violência contra a mulher, infelizmente, é muito presente aqui. Uma melhora nesse cenário tem que vir, e precisamos continuar atuando para que possamos ser ouvidas e termos cada vez mais espaços”, afirmou.

A presidente da CNMA, disse que a atuação da CMA gaúcha é reconhecida em todo o território nacional: “A atuação daqui dá uma luz muito grande para continuarmos atuando. Vocês têm diversas frentes de atuação que buscam combater o machismo e a violência contra a mulher, tanto no nosso exercício profissional, quanto na sociedade, e, por causa disso, vocês são muito lembradas”, comentou. Além disso, Eduarda, destacou que a união é fundamental para que a mulher tenha mais voz e espaço: “Nossas ações só vão para frente se estivermos unidas. A história da mulher brasileira tem que ser escrita por nós e assinada por nós”, exclamou.

Fonte João Vítor Pereira

Assistente de Jornalismo OAB/RS Edição Alcir61 Crédito foto Maria Leonor Leal Mascarenhas (reprodução). Dra. Maria Leonor 1ª ao alto na foto juntamente com suas colegas da Mulher Advogada de Santa Maria