IFFar divulga nota sobre a realização de provas do Enem em três campi


Apesar de o Instituto Federal Farroupilha encontrar-se com as atividades presenciais suspensas desde março de 2020, nos próximos dias 17 e 24/1 serão realizadas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em três unidades: Campus Júlio de Castilhos, Campus Santa Rosa e Campus São Vicente do Sul. A cedência do espaço foi determinada pelo governo federal, conforme explica nota oficial de esclarecimento.

NOTA OFICIAL DE ESCLARECIMENTO – ENEM 2021

REALIZAÇÃO DE PROVAS DO ENEM EM TRÊS UNIDADES DO IFFAR

A Gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – IFFar vem a público esclarecer à comunidade (estudantes, servidores(as), sociedade civil), que nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, serão realizadas provas presenciais do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio em três unidades de nosso Instituto, Campus Júlio de Castilhos, Campus Santa Rosa e Campus São Vicente do Sul.

Como é do conhecimento de todos(as), o Instituto Federal Farroupilha se encontra, desde o dia 16 de março de 2020, com as atividades da instituição, ensino, pesquisa, extensão e administrativas, ocorrendo de maneira remota, devido à Pandemia da COVID 19, com regramento aprovado pelo Conselho Superior, de acordo com a autonomia institucional.

No entanto, a cedência do espaço nas unidades do IFFar, para a realização das provas do ENEM, de acordo com a Procuradoria Jurídica, trata-se de requisição administrativa, de caráter cogente e imperativo, razão pela qual a cedência dos locais de prova é obrigatória. Os regramentos internos do IFFar não conflitam com a requisição administrativa, que se refere a atividades externas, de origem do governo federal, em que há interesse público declarado previamente.

Cumpriremos o caráter cogente e imperativo, imposto pelo Governo Federal, mantendo o posicionamento institucional pela manutenção das atividades acadêmicas e administrativas de forma exclusivamente remota (exceto as essenciais), até o dia 26 de fevereiro de 2021, conforme aprovado pelo Conselho Superior, na Resolução 70/2020, de 16/12/2020.

Acompanhando os dados do visível agravamento da pandemia no país, com o crescimento da contaminação, de óbitos e o esgotamento da rede hospitalar, expressamos o posicionamento institucional pelo adiamento da prova presencial do ENEM, por parte do INEP, organizador do processo seletivo, de acordo com ações já em andamento na justiça brasileira.

Consideramos imperativo, como gestores(as) públicos(as) da educação brasileira, que nossas ações tenham como preocupação primordial a manutenção da vida e continuaremos trabalhando neste sentido.


Fonte:  por Assessoria de Comunicação IFFar