IBGE divulga estudo sobre estimativas de nascimentos e óbitos


O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgou os dados de 2020 do Estudo de Captura-Recaptura: Estimativas desagregadas dos totais de nascidos vivos e óbitos.

Os dados apresentam informações sobre nascimentos, óbitos e sub-registro para o Brasil, as unidades da federação e os municípios. Segundo o instituto, os dados cruzam informações das Estatísticas do Registro Civil, do IBGE, e as subnotificações, com base no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos e no Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.

Em relação ao sub-registro de óbitos por grupo de idade do falecido, em 2020, o maior percentual de subnotificações do IBGE, foi observado entre os óbitos neonatais, ou seja, até 27 dias de vida (14,9%). Já o maior percentual do Ministério da Saúde se deu no grupo de 5 a 9 anos (2,47%).

Já menores percentuais de sub-registro de óbitos foram identificados nas faixas de 55 a 74 anos de idade, para o IBGE, e de 50 a 74 anos de idade para o Ministério da Saúde.

Para mais informações sobre o estudo acesse a página do IBGE: ibge.gov.br.

Fonte Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Roberta Lopes.

– Foto: Freepik