Hospital Casa de Saúde de Santa Maria suspende cirurgias seguindo orientação do Estado


Uma reunião extraordinária da comissão de crise do Hospital Casa de Saúde foi realizada na tarde desta segunda-feira (22) com o objetivo de avaliar e reorganizar o agendamento das cirurgias. Foram suspensas as cirurgias de urologia (60 em média por mês), otorrinolaringologia (30 mensais) e vascular (30 mensais). A medida atende a orientação da Secretaria Estadual da Saúde que pediu a suspensão de cirurgias eletivas não emergenciais até 31 de março em função do aumento significativo de internações pelo coronavírus em todo o território gaúcho.
 
Alguns procedimentos, após análise e justificativa, deverão ser mantidos na Casa de Saúde, como colicistectomia e herniorrafia. Também seguirão sendo consideradas inadiáveis cirurgias emergenciais envolvendo fraturas, ginecologia, biópsia de pele e cirurgias infantis agendadas de postectomia e de herniorrafia.
 
Estiveram presentes na reunião, de forma presencial, a diretora do Hospital Casa de Saúde, irmã Liliane Pereira, a administradora do HCS Darciele Nunes, a administradora da UPA, Manuela Trevisan, a responsável técnica de enfermagem do HCS, Cristina Freitas, da UPA, Jonatas Wrague, o farmacêutico, Flabio Pons, a enfermeira hospitalista Carla Drewin e a enfermeira do bloco cirúrgico do HCS, Simone Almada. De forma remota, também participaram o diretor técnico do HCS, Vivakanan Satran, o infectologista, Guilherme Weber, a consultora em Medicina Hospitalar, Gisele Baldez, e a enfermeira UPA, Simone Müller.

Fonte: Superintendência de Comunicação e Tempórea Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Foto: arquivo Prefeitura SM  para ilustração