Há mobilização de sócios do Lar Recanto do Amanhecer diz promotor


“O destino do Lar está exclusivamente nas mãos dos sócios”

Esta foi a afirmação do Promotor de Justiça, Theodoro Alexandre Silveira em entrevista ao Jornal Expressão na manhã da ultima, quinta-feira (09).
Conforme ele relata, a única solução para que o Lar Recanto do Amanhecer permaneça funcionando é que uma diretoria composta por sócios assuma a entidade.
“Nem eu e nem o poder público municipal queremos o fechamento da entidade, ela é uma entidade privada, pertence aos sócios. Quem tem que compor esta administração são eles”, esclarece Dr. Theodoro.
O Promotor conta que notou uma certa mobilização de alguns sócios após divulgações de reportagens na imprensa local e regional. A ideia é marcar uma nova assembleia para que apresentem chapas para administrar o Lar.
O que existe hoje é uma administração provisória determinada pelo juiz, devido a ausência de chapas. “Vou encaminhar o pedido de nova assembleia ao magistrado, aguardo o deferimento e a intimação da administradora provisória para que este procedimento aconteça. O trâmite deverá levar em torno de 20 dias. Sempre lembrando que é preciso que os sócios se mobilizem e constituam chapas para administrar a sociedade, que é deles”, acrescenta.

Confira tópicos da entrevista ao Jornal expressão:

Duas possibilidades
?️ “Ou a Sociedade Lar Recanto do Amanhecer se mobiliza e apresenta pessoas para administrar, ou a entidade não apresenta sócios que queiram administrá-lo. Isso nos leva ao impasse que já estamos há alguns meses. Uma sociedade sem administração não existe. Caso após eles assumirem queiram mudar os estatutos para que terceiros possam administrar, é possível, mas isso só os sócios podem fazer, nem promotor e nem o juiz irão fazer isso.

Os idosos
?️ “A minha preocupação é com aqueles idosos que estão lá, e que não podem ficar com uma situação jurídica indefinida. Me preocupo também com os funcionários. Porém, essa administração provisória não pode durar para sempre. Caso ela saia e ninguém se propuser a administrar, aqueles idosos terão que ser realocados em outras instituições ou retornar as famílias de origem, e os funcionários acabarão perdendo o emprego, também temos que pensar neles”.

Possibilidade de a prefeitura assumir existe?
?️ “Acho isso extremamente improvável. O Lar Recanto do Amanhecer é uma entidade privada. Se o Prefeito entrasse lá, teria que acabar saindo. Seria uma espécie de encampação de serviços, não poderia ficar para sempre usando um serviço privado. Isso não resolveria o problema”.

Caso feche
?️ “Diferente do que circula por aí, se o Lar fechar a culpa não é minha, é dos sócios. Talvez eu seja a pessoa mais interessada que a entidade se mantenha, mas não posso chegar nas entidades e dizer o que elas devem ou não devem fazer, se elas não se mobilizam não há o que a promotoria fazer”.

O serviço oferecido
?️ “É privada, sem fins lucrativos, exerce uma atividade extremamente importante dentro de nossa comunidade pela qualidade que tem, seria uma perda imensurável se viesse a fechar”.

Números de sócios
? Constam em torno de 300 a 400 pessoas.

“Se o Lar continuar existindo mérito dos sócios, se ele deixar de existir é porque os sócios só são sócios de direito e não de fato”, finaliza Dr. Theodoro.

Fonte e foto promotor Jornal Expressão