Grêmio elimina o Internacional no Beira-Rio pela estreia na Copa do Brasil Sub-20


O Grêmio está nas oitavas da Copa do Brasil Sub-20, ao bater nos pênaltis o Internacional em jogo único, no clássico válido pela primeira fase da competição. Após o empate em 1 a 1 no tempo normal, com o gol gremista anotado por Rubens, o Tricolor levou a melhor nas batidas da marca da cal pelo placar de 5 a 3.

O clássico em jogo único válido pela primeira fase da competição nacional começou com intensa disputa pela posse de bola, com os times procurando ter volume de jogo. Os donos da casa tiveram as primeiras chegadas com maior perigo na partida, mas não souberam concluir de forma eficiente. Na única conclusão, Viery salvou na pequena área o chute cruzado em direção ao gol.

O Grêmio teve boa oportunidade aos 29 minutos. Pedro Clemente acionou Nathan Fernandes invadindo a área pelo lado direito. O atacante bateu cruzado, rasteiro, e o goleiro conseguiu defender dando rebote para frente, antes da zaga afastar o perigo da área. Na sequência, Hiago sentiu lesão muscular na coxa direita e teve que deixar o campo, para a entrada de Caio Araujo.

Aos 43 minutos, Zinho levou a marcação para o fundo pelo lado esquerdo do campo e cruzou rasteiro. A bola bateu no segundo defensor e foi na pequena área. Pedro Clemente veio de trás para desviar e fazer o gol inaugural, em posição legal. Mesmo assim, o auxiliar assinalou impedimento inexistente na jogada, prejudicando o Grêmio.

Para o segundo tempo, o técnico Airton Fagundes tirou Mila para a entrada de Araujo.

Aos três minutos, o jogador adversário ficou cara a cara com o goleiro gremista Cassio. Na conclusão, o arqueiro gremista abafou para desviar para escanteio, salvando o Tricolor. A resposta veio no minuto seguinte. Nathan Fernandes ganhou na corrida do marcador indo ao fundo pelo lado direito. O cruzamento caiu na segunda trave para Zinho. Ele dominou, cortou para o meio da área e bateu firme, porém no meio do gol, facilitando a defesa do goleiro.

Perto dos 15 minutos, Zinho e Nathan Fernandes deixaram o jogo, para as entradas de Rubens e Gustavo Gomes, respectivamente. Aos 30 minutos, Gustavo Gomes pegou a sobra na entrada da área, gingou pra cima do marcador e puxou para o meio. Logo arriscou o chute colocado e a bola passou à esquerda do gol colorado.

Aos 35 minutos, Gustavo Gomes recebeu o passe e foi pra cima da marcação, pelo lado esquerdo. Passou de viagem pelo lateral adversário esticando a bola e disparando em velocidade. O goleiro abandonou a meta e veio no carrinho, atrasado. Logo atingiu o atacante gremista dentro da área. Pênalti! Na cobrança, aos 37 minutos, Rubens bateu firme de canhota, cruzado, tirando o arqueiro adversário da foto. 0 a 1!

Nos acréscimos, Jefinho recebeu o passe de Caio Araujo para dominar no bico da grande área, pelo lado esquerdo. Ele foi pra cima da zaga, driblou dois defensores e bateu rasteiro, para defesa do goleiro. Aos 51 minutos, praticamente no último ataque da partida, o time da casa conseguiu o empate em gol de Lucca, levando a decisão para os pênaltis.

A decisão foi iniciada pelo Grêmio batendo as penalidades. Rubens, Jefinho, José Guilherme, Gustavo Gomes e Pedro Clemente marcaram para o Tricolor. O goleiro Cassio defendeu a quarta cobrança do Internacional, de Riquelme, garantindo a passagem para as oitavas de final da Copa do Brasil. O Grêmio vai encarar o vencedor de Athletico-PR e União ABC-MS na próxima fase. 

Escalação: Cassio; Igor, João Ramos, Viery, Wesley Costa (José Guilherme); Mila (Araujo) e Hiago (Caio Araujo); Zinho (Rubens), Cheron (Jefinho) e Nathan Fernandes (Gustavo Gomes); Pedro Clemente.

Técnico: Airton Fagundes.

Fonte Grêmio FBPA Fotos: Renan Jardim/Grêmio FBPA