Frio intenso favorecerá formação de geadas na próxima semana no RS


Nos próximos sete dias o frio intenso, com temperaturas negativas e geadas, retorna ao Rio Grande do Sul, de acordo com o Boletim Meteorológico Semanal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

Na sexta (2), a propagação de uma frente fria provocará chuva, com declínio das temperaturas em todas as regiões. A a combinação de ar frio e umidade mantém a possibilidade de queda de neve no Planalto e na Serra do Nordeste.

No sábado (3) e domingo (4), a presença de ar frio e seco manterá o tempo firme e as temperaturas baixas, com valores negativos em algumas localidades e formação de geadas na maior parte do Estado.

Na segunda-feira (5), o ar frio começará a perder intensidade e as temperaturas estarão em gradativa elevação. Na terça (6) e quarta-feira (7), o tempo permanecerá seco, com nevoeiros ao amanhecer e grande amplitude térmica, com temperaturas mais baixas no período noturno e valores mais elevados durante o dia, com temperaturas máximas próximas a 25°C na maioria das regiões.

Os volumes de chuva previstos deverão ser inferiores a 10 mm na Campanha e na Fronteira Oeste. Nas demais regiões, os totais esperados deverão variar entre 10 e 20 mm na maioria dos municípios, podendo superar 25 mm no Vale do Rio Pardo e Região Metropolitana.

  • Veja previsão para final de semana em Júlio de Castilhos na região central do Rio Grande do Sul.

  • A partir da sexta-feira (2), a instabilidade perde força em Júlio de Castilhos e no estado todo, mas ainda há condição de chuva principalmente em áreas da Serra.  À noite em Júlio de Castilhos, tempo firme com temperatura minima na casa dos 3ºC e máxima de 12ºC;

  • No sábado (03) e no domingo (04) as temperaturas voltam a cair consideravelmente, e a combinação de umidade e frio possibilita a ocorrência de neve, mesmo que de forma pontual, nas serras gaúcha e catarinenseJúlio de Castilhos terá dias de sol, com geada ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde e no sábado temperatura prevista é de 0ºC.

  • Fonte Secretaria Agri9cultura do RS Edição Alcir61