Excesso de chuva preocupa e reuniao é convocada pelo Conselho Agropecuário


A preocupação das autoridades e agricultores agora é com o elevado volume de chuva que pode comprometer as lavouras de grãos

 O excesso hídrico, que atinge o município de Júlio de Castilhos  na região central do Rio Grande do Sul nos últimos dias pode ocasionar a má formação dos grãos e alto índice de doenças entre outros problemas.

O Prefeito João Vestena convocou *reunião extraordinária do Conselho Agropecuário* de Júlio de Castilhos, para a próxima sexta feira (08), a fim de debater e analisar os _impactos negativos do alto volume de chuvas dos últimos dias_, junto à produção agrícola de trigo, azevém, aveia e plantio do soja.

A reunião ocorrerá a partir das 08:00 hs junto à Secretaria da Agricultura, Turismo e Meio Ambiente.

A chuva em excesso das últimas semanas conforme dados divulgados pela Emater/RS, causou impactos significativos à agricultura. Na Região Central, nos 35 municípios que recebem assistência da Emater, a cultura que já enfrenta os maiores reflexos é a do trigo. Dos 44.161 hectares plantados, somente 20% foi colhido quando praticamente toda a quantidade já deveria ter sido coletada.

Conforme o gerente regional adjunto da Emater, José Renato Cadó, o prazo máximo, considerado ideal, para colheita do trigo é o dia 10 de novembro. Como em decorrência da umidade isso não será possível, o grão já apresenta perda na qualidade e consequentemente o produtor pode enfrentar outro obstáculo: a redução do preço pago pelo produto:

Já a soja tem 10% da área total na região – de 974 mil hectares – plantada. Dados divulgados antes da chuva desta quinta-feira (07);

Mesmo com o percentual baixo (o ideal era ter cerca de 50% semeada), Cadó explica que o atraso do plantio deve ser menor em razão do maior potencial tecnológico que é disponibilizado para semear a cultura. Com isso, conforme ele, toda a quantidade prevista deve estar plantada até início de dezembro e a soja deve ser a cultura com menores prejuízos na região.

De acordo com a Emater, somente em Santa Maria, o mês de outubro registrou 528 milímetros de chuva – que é considerado três vezes mais do que a média histórica para o período.

A sexta-feira (08) Júlio de Castilhos terá sol com algumas nuvens. Não chove.

O sábado (09) na cidade castilhense será de sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

O domingo (10) com Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

Informações tempo na Região  Portal GaúchaZH