Escolas da Rede Municipal de Júlio de Castilhos retornam terça (02) ao ensino presencial


Nesta semana, alunos e professores da Rede Municipal de Ensino estão em recesso escolar. As aulas, até o momento, foram realizadas através de ensino remoto com entrega de materiais impressos, quinzenalmente, com explicações e interações por meio da Plataforma Google Meet e dos grupos do WhatsApp de cada turma.

No dia 02 de agosto, todos os profissionais de educação da Rede Municipal terão uma palestra virtual com a Professora Regina Shudo, renomada pedagoga com anos de experiência, atuando na área educacional, que falará sobre como arquitetar a educação na volta às aulas presenciais, pois, no dia 03, as escolas municipais receberão com muita alegria e cheias de saudade as crianças e os alunos que retornarão ao ensino presencial.

A Secretaria Municipal de Educação e as equipes das escolas estão muito contentes e confiantes com esse retorno e já estavam se organizando para esse grande dia. Após, um ano e quatro meses, acredita-se que este é o momento dos alunos voltarem às aulas presenciais.

As escolas estão com seus Planos de Contingência aprovados pelo COE Municipal e com as demarcações feitas nas salas de aula, corredores, entradas e saídas, seguindo o distanciamento previsto. Inclusive, foram colocados dispensers de álcool em gel por todos os ambientes, cartazes de orientação, tapete de sanitização, e a Smed também enviou para todos os profissionais das escolas os EPIs Covid-19, contendo: máscara de proteção facial, vidro de álcool em gel, face shield, luvas, avental, touca e pro-pé, conforme a necessidade de equipamento para cada nível de ensino. Além disso, durante o mês de agosto, os professores e demais servidores já estarão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

As escolas já organizaram para o retorno presencial o escalonamento dos horários de entrada e saída por turma e a divisão dos grupos de alunos que virão em cada semana para que não ultrapasse a capacidade permitida dentro das salas de aula. Também será feita a aferição de temperatura em cada pessoa que entrar na escola. Para os alunos que utilizam o transporte escolar, esse serviço estará disponível a partir do dia 03 de agosto, conforme cronograma organizado pelo Diretor do Departamento de Transporte da Smed.

Qualquer dúvida quanto à organização desse retorno e sobre os protocolos de segurança, as famílias podem entrar em contato com as equipes diretivas das escolas ou com a Smed para que se sintam seguros ao enviarem seus filhos para o ensino presencial. A Rede Municipal de Ensino está empenhada em dar o melhor atendimento tanto para os alunos que voltarão para a escola quanto aos que continuarão no ensino remoto.

Texto: Daiana A. Machado