Equipe PhenoGlad esteve em Júlio de Castilhos, junto agricultor familiar


A Equipe PhenoGlad UFSM juntamente com a Emater/RS-ASCAR, regional de Santa Maria e EM de Júlio de Castilhos, estiveram na manhã da sexta-feira (10) na propriedade da família de Clarice e João Alberto Veiverberg. Realizamos a adubação nitrogenada de cobertura nos gladiolos da oitava fase do projeto e conversamos com os produtores sobre o próximo manejo que é o tutoramento.

O desenvolvimento das plantas está muito bom. A produtora colocou palha no cultivo para proteger o solo da erosão e percebemos que esse manejo diminui o fluxo de emergência das plantas daninhas.

Os produtores são feirantes no município, na Fepraf , onde comercializam panificados e queijos. O objetivo é ofertar os gladiolos juntamente com seus produtos, para agregar renda à propriedade.

Em Júlio de Castilhos, o projeto beneficiou fases anteriores duas escolas, a @Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, de São João dos Mellos, a escola pioneira do projeto e parceira desde a segunda fase e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Gomes , de Três Mártires. Agora, orgulhosamente, estamos expandindo o trabalho à um produtor feirante no município.

Desde a primeira fase, em 2018, o projeto Flores para Todos já alcançou 109 famílias rurais e 16 escolas do campo em 8 estados brasileiros, com uma produção de mais de 90 hastes florais de gladiolo, 25 mil hastes florais de statice e 2 mil hastes florais de girassol.

Fonte e fotos por: Equipe PhenoGlad -UFSM