Empate na abertura da semifinal. Com gol de Alan Patrick, o Inter empatou em 1 a 1 com o Caxias, nesta tarde de sábado (18)


Alan marcou o gol do empate colorado/Foto: Ricardo Duarte

Com gol de Alan Patrick, o Inter empatou em 1 a 1 com o Caxias, nesta tarde de sábado (18/03), no jogo de ida da semifinal do Gauchão 2023. O duelo do Centenário será sucedido no domingo da semana que vem (26/03), quando o Clube do Povo receberá o Grená, no Beira-Rio, a partir das 18h.

Com gol de Alan Patrick, o Inter empatou em 1 a 1 com o Caxias, nesta tarde de sábado (18/03), no jogo de ida da semifinal do Gauchão 2023. O duelo do Centenário será sucedido no domingo da semana que vem (26/03), quando o Clube do Povo receberá o Grená, no Beira-Rio, a partir das 18h.

Gol cedo, empate rápido

Torcida lotou seu setor no Centenário/Foto: Ricardo Duarte

Inter e Caxias iniciaram a partida em altíssima rotação. Assim que atingidos dois minutos de confronto, Mauricio escapou pela direita e tentou a assistência para Luiz Adriano, mas teve o cruzamento travado por toque de mão de Jean Dias. Inicialmente, a arbitragem ignorou a infração, mas, após consulta ao VAR, o pênalti foi indicado. Na cobrança, Alan Patrick parou em defesa do goleiro. No rebote, o 10 não perdoou. Vantagem vermelha!

Alan abriu o placar no começo da partida/Foto: Ricardo Duarte

A resposta mandante ao gol do Inter chegou aos oito minutos de partida. Pela esquerda da área colorada, Peninha chutou colocado, em curva. Atento, Keiller voou para espalmar. De sua parte, o Clube do Povo chegou, aos 13, com Pedro Henrique, que deu uma caneta em seu marcador antes de servir Luiz Adriano. Rasteiro, o passe não foi dominado pelo centroavante.

Melhor sorte teve o Caxias. Pela direita, Jean Dias escapou em velocidade, invadiu a área e buscou o toque rasteiro para Eron. Rasante, o passe desviou em Mercado e morreu nas redes do Clube do Povo. Igualado o escore, as chances escassearam, praticamente encaminhando o empate para o intervalo. Somente Pedro Henrique, acionado por Luiz Adriano, levou verdadeiro perigo, mas seu chute, desferido após driblar o goleiro, saiu por cima.

PH teve boa chance antes do intervalo/Foto: Ricardo Duarte

Jogo franco

Apesar do considerável aumento nos erros de passe, os dois times criaram chances suficientes para modificar o marcador ao longo da segunda etapa, que foi inaugurada com duas trocas no Inter. Renê, com desconforto muscular na coxa direita, e Matheus Dias deram lugar a Thauan Lara e Carlos de Pena. Com essa nominata, a primeira oportunidade surgiu aos dois. Livre dentro da área, Bustos cruzou com perigo, mas a zaga afastou, de qualquer maneira, pela linha de fundo.

Forte pela esquerda, o Caxias incomodava com Dudu Madai, que serviu bom cruzamento, na altura dos 13, pra Eron. Sem força, o centroavante mandou nas mãos de Keiller. Alan Patrick, dois minutos mais tarde, conseguiu deixar dois marcadores no chão, mas o chute de canhota saiu sem direção. Percebendo a crescente do Inter, Thiago Carvalho recorreu ao banco e reforçou o poder de marcação no meio de campo. No lugar de Marlon, veio Marciel.

Com dores após sofrer uma pancada na intermediária de ataque, Mauricio também precisou ser sacado por Mano Menezes. Aos 20, o meia deu lugar a Wanderson, que precisou de três minutos para incomodar. Aberto na esquerda (Pedro Henrique, que antes atuava por ali, já ocupava a direita), o camisa 11 recebeu dentro da área e soltou o canhotaço, mas parou em milagre de Bruno, o vilão colorado.

Wanderson teve boa chance aos 33/Foto: Ricardo Duarte

Nos minutos finais, mais trocas. Estêvão, no lugar de PH, e Lucca, que substituiu Luiz Adriano, foram escolhidos por Mano. Já o Caxias contou com os atacantes Marcão e Wesley. Nenhum dos novos nomes, todavia, conseguiu mudar o panorama do confronto. O empate mantém em aberto a luta por vaga na final, já que, em caso de nova igualdade no Beira-Rio, a decisão será nos pênaltis.

Keiller fez boas defesas na Serra/Foto: Ricardo Duarte

Primeiro tempo

2min – NADA? Mauricio faz o cruzamento da direita e a bola explode no braço de Jean Dias. Árbitro mandou seguir.

3min – TEM VAR! Árbitro de vídeo chama Jean Pierre para a revisão do lance.

4min – PÊÊÊÊÊNALTI PARA O CLUBE DO POVO! Era de concurso! Está marcado!

GOL DO INTER!

5min – É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! É GOL DO INTER! É GOL COLORADO! É GOL DO CLUBE DO POVO! É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! ALANPAAAAAAAA! ALAN PATRIIIIIICK! É GOL DO 10! Na cobrança, goleiro acerta o canto e defende, mas o rebote é de Alan Patrick, que não tem o menor nervosismo e, mesmo pressionado, completa para o gol aberto. Inter em vantagem!

8min – KEEEEEEEILLER! Peninha, pela esquerda da área colorada, finaliza colocado. Paredão voa para esplamar.

13min – UH! Linda jogada de PH, que coloca entre as pernas do primeiro marcador, escapa também do segundo e cruza rasteiro. Luiz Adriano não consegue o domínio.

15min – Jean Dias cruza da direita, a bola desvia em Mercado e entra. Tudo igual.

18min – Johnny arrisca da entrada da área e o goleiro faz a defesa.

25min – Parada técnica para hidratação.

27min – Partida reiniciada.

35min – MILAGRE! Caxias bate escanteio fechado da esquerda, a bola fica viva na primeira trave e Keiller salva o Inter.

41min – PRA FOOOOOOOOOOORA! Gabriel Mercado antecipa a saída de jogo grená e, com um lindo desarme, aciona o pivô de Luiz Adriano. O centroavante deixa PH na cara do goleiro, e o artilheiro até consegue o drible, mas finaliza para fora.

43min – Em condição completamente irregular, Eron marca para o Caxias. Assim que a bola cruza a linha, impedimento é assinalado.

45min – Mais quatro! Vamos a 49.

46min – Alan Patrick cobra escanteio da direita, Vitão sobe no terceiro andar e cabeceia forte. A bola sai por cima.

49min – Intervalo na Serra.


Segundo tempo

0min – Duas trocas no Inter, que retorna com Thauan no lugar de Renê e Pena na vaga de Matheus.

2min – CANTO BOLA! Bonita inversão de Alan Patrick para Bustos, que tenta o cruzamento de dentro da área. Antes de Luiz Adriano, a zaga afasta pela linha de fundo.

7min – Fernando chega atrasado em Pedro Henrique, comete a falta e recebe o amarelo.

9min – Da entrada da área, Pena arrisca de perna canhota. Forte demais, sai por cima.

10min – Ronald por Diego Rosa. Muda o Caxias.

13min – Caxias escapa rápido pela esquerda. Dudu Mandai cruza para Eron, que cabeceia sem força. Keiller defende.

15min – SERIA LINDO! Thauan Lara cruza da esquerda, Johnny desvia na primeira trave e a bola fica com Alan. Dentro da área, o 10 domina, finta dois e finaliza de canhota. Por detalhe, ela sai em tiro de meta.

16min – Marlon sai, Marciel entra. Segunda substituição nos locais.

20min – Alan cobra falta pela intermediária direita de ataque, Johnny desvia, a bola ainda resvala no zagueiro, e o goleiro defende. Boa chance!

20min – Muda o Inter. Wanderson em campo, e sai Mauricio.

21min – Cruzamento rasteiro de Dudu Mandai, a bola atravessa a extensão da área e chega para Peninha, que exagera na força e manda por cima.

23min – SAAAAAAAAAALVA O GOLEIRO! Blitz colorada em busca da vitória! Dentro da área, Alan Patrick fica com bola cruzada por Bustos e estica até Wanderson. O atacante enche o pé, mas Bruno salva.

26min – Por simulação, Eron leva o amarelo.

27min – VAR indica revisão do lance.

28min- Segue o jogo!

31min – Wanderson finaliza da esquerda, depois de costurar em velocidade, mas manda pela linha de fundo.

31min – Estêvão entra no Colorado. Sai Pedro Henrique.

34min – Mais trocas no Caxias. Wesley e Marcão vêm, Jean e Eron vão.

38min – Lucca em campo! Sai Luiz Adriano.

38min – KEILLER! Cruzamento fechado de Wesley ameaçava tomar o caminho da meta, mas o goleiro salva!

43min – QUE DEFESA! Pena cobra falta, pela esquerda, na área local. Vitão surge como surpresa e finaliza. Bruno salva e, na sequência, impedimento é assinalado.

45min – Mais cinco. Etapa final vai a 50.

45min – Mais uma do goleiro. Acionado por Alan Patrick, Wanderson domina dentro da área, corta para a direita e chuta. Bruno encaixa.

47min – Marciel e Vitão, depois de se estranharem, recebem o cartão.

50min – Jogo encerrado.


Ficha técnica:

Caxias (1): Bruno Ferreira; Marcelo, Dirceu, Fernando e Dudu Mandai; Marlon (Marciel), Guedes, Jean Dias (Wesley), David Peninha e Diego Rosa (Ronald); Eron (Marcão). Técnico: Thiago Carvalho.

Internacional (1): Keiller; Bustos, Gabriel Mercado, Vitão e Renê (Thauan Lara); Matheus Dias (Carlos de Pena), Johnny, Mauricio (Wanderson), Alan Patrick e Pedro Henrique (Estêvão); Luiz Adriano (Lucca). Técnico: Mano Menezes.

Gols: Alan Patrick, aos 5’/1ºT (I). Mercado, contra, aos 15’/1ºT (C).

Cartões amarelos: Fernando, Marcie le Eron (C). Vitão (I).

Arbitragem: Jean Pierre Lima, auxiliado por Lucio Beiersdorf Flor e Fabricio Lima Baseggio. Quarto árbitro: Francisco Soares Dias. VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro.

Estádio: Centenário-RS.

Fonte SC Internacional Fotos: Ricardo Duarte