Em reuniões, AMCentro decide manter o Plano de Ação da Região para Covid-19 definido pelo Estado


A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização, participou nesta sexta-feira (21) de reuniões promovidas pela Associação dos Municípios da Região Centro (AM-Centro) para debater medidas que reduzam a propagação do coronavírus. Foram duas reuniões, sendo uma do Comitê Técnico Regional e outra do Conselho dos Prefeitos. Após debater a situação em cada Município referente à pandemia, os grupos acordaram que, no momento, não há necessidade de restrições além das já definidas pelo Governo do Estado.

“Avaliamos a situação a partir das internações hospitalares por Covid-19. Sabemos que há aumento de casos positivos para o coronavírus, mas, felizmente, as internações não aumentaram na mesma velocidade. Isso prova que as vacinas funcionam e reduzem os sintomas para leves em caso de infecção. Sendo assim, reforçamos a necessidade de seguir com os protocolos de segurança sanitária, como uso do álcool em gel 70%, máscara de proteção facial bem colocadas e o distanciamento social”, destaca o secretário de Licenciamento e Desburocratização, Ewerton Falk, que representou a Prefeitura de Santa Maria nas reuniões.

Assim, o Plano de Ação da Região Modelo 3 As para Covid-19 (em anexo, abaixo), segue valendo para os Municípios da região central. Contudo, ficou definido pelos grupos que cada cidade poderá definir novas normativas, a partir de Decretos Executivos, desde que não entrem em conflito com as diretrizes do Estado. E, antes da homologação dos decretos, as gestões devem informar a AM-Centro para que todos os Municípios tenham conhecimento das diretrizes definidas por cada cidade da região.

Documentos

Texto: Joyce Noronha (PMSM