Em inverno ‘prolongado’ há previsão de fortes ventos e a continuação do frio


A Defesa Civil emitiu um alerta de chuvas intensas e ventos fortes, que podem atingir o Rio Grande do Sul ainda nesta quinta-feira. Segundo a MetSul Meteorologia, um ciclone extratropical chega ao Estado provocando um vendaval. As rajadas podem chegar a 60 km/h nas regiões Sul e Leste, sendo que no litoral podem passar dos 80 km/h.

O tempo nublado, com algumas aberturas de sol quinta-feira (09), voltou a ser fria na manhã, na cidade de Júlio de Castilhos, com fina garoa e com temperatura na casa dos 5ºC e pode ocorrer rajadas de vento ficaram entre 20 e 25 kt.

Dados indicam que o inverno desse ano está sendo ‘prolongado’, uma vez que tem baixas temperaturas de forma mais frequente, ainda que não seja tão intenso quanto no ano passado, se registrou temperatura negativa em Júlio de Castilhos, este ano o menor frio (Temperatura) registrado ficou na casa dos 4ºC. 

A temperatura deve ser baixa nesta quinta-feira durante todo o dia. Diversas cidades, sobretudo da Metade Norte, não devem superar os 10°C.

Na sexta-feira (10) , a chuva deve permanecer principalmente no Sul e Leste do Estado. Uma frente fria deve deixar as temperaturas ainda mais baixas. Já o vento deve enfraquecer no sábado, quando, de acordo com a Defesa Civil, algumas regiões podem ter chuva com granizo e alagamentos.

O frio intenso associado à circulação de umidade de um ciclone traz chance de neve em áreas de altitude entre hoje e amanhã no Rio Grande do Sul. 

Informações MetSul Meteorologia Edição Alcir61