Eleita nova coordenação do Conselho Tutelar de Júlio de Castilhos


Esq. Secretário: Antonio Carlos Rosa de Mello e a dir. Coordenadora: Tais Castro

Nessa segunda-feira, 03 de janeiro 2022, foi realizada a eleição interna do Conselho Tutelar – CONTUT para escolha do novo coordenador. A conselheira eleita foi Taís Castro, com o Conselheiro Antônio Carlos Rosa de Melo como secretário.

Tais Castro foi eleita para compor o CONTUT em 2019 tendo atuado como Conselheira no ano de 2020 e 2021 e, neste ano tornou-se coordenadora por votação do colegiado deste órgão.

Antônio Carlos Rosa de Melo foi o conselheiro mais votado no pleito de 2019, tendo assumido a coordenação do CONTUT no ano de 2020 e reconduzido ao cargo no ano de 2021.

O CONTUT é um órgão autônomo e público, que possui vínculo com a administração municipal, visto que o município é responsável por criar e manter a entidade em funcionamento, cedendo o local, viabilizando remuneração e suporte técnico para que a equipe possa desempenhar suas funções.

A gestão do CONTUT através de sua coordenadora e do seu secretário buscarão, para o ano que se inicia, uma gestão democrática, de parceria e diálogo com os demais serviços que compõe a rede de proteção do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e Adolescente (SGD), visando o atendimento integral e prioritário da criança e do adolescente, em conformidade com os artigos 3º e 4º do Estatuto da Criança e Adolescente.

A gestão compreende que o CONTUT juntamente com os demais serviços da rede de proteção possuem um papel central no sistema de proteção da criança e do adolescente, assumindo o protagonismo nesse processo protetivo, na ausência ou omissão dos pais ou familiares.

No entanto, nem sempre o CONTUT tem alcançado o seu objetivo devido a fragmentação do sistema de garantia de direitos, sendo assim, buscar o estreitamento das relações entre os setores, secretarias e demais órgão da administração pública e da sociedade civil para assessorar e fortalecer a rede de proteção do SGD, para que esta possa implantar, implementar, monitorar e promover ações, projetos, programas e campanhas que tenham como visão e missão a proteção e o atendimento da criança e ao adolescente como sujeitos de direito civil, humano e social inerentes a pessoa humana em processo de desenvolvimento- será um dos pilares do trabalho do CONTUT para 2022.

Texto: Coordenação CONTUT

Fonte e foto Assessoria imprensa PMJC (Vinicius Ferreira)