Doação de equipamentos da Receita Federal beneficia o Husm e outros 48 hospitais da região e do país


A doação de centenas de oxímetros, que são aparelhos para mensuração dos níveis de saturação do oxigênio no sangue  e de esfigmomanômetros, utilizados para verificar a pressão arterial, feita pela Receita Federal de Santa Maria, para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) beneficiou o Hospital Universitário (HUSM) e outras 48 unidades de saúde da Região Central do Estado e do país. 

Um levantamento feito, em abril desse ano, pela Gerência de Atenção à Saúde do HUSM e o Departamento de Saúde Coletiva, do Centro de Ciência da Saúde da UFSM, possibilitou distribuir aos 12 hospitais públicos que fazem parte da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) um quantitativo importante dos dois equipamentos, de acordo com o numero de leitos, para auxiliar no acompanhamento seguro de pacientes  que  necessitam de monitoramento, tanto dos níveis de oxigênio no sangue como da pressão arterial. 

– Professores da saúde coletiva e alunos fizeram o levantamento junto aos hospitais, por meio de questionário, reunindo informações como número de leitos clínicos existentes pelo Sistema Único de Saúde. Com base neste levantamento, mensuramos a quantidade de aparelhos a serem distribuídos, para cada hospital. – afirma a enfermeira Soeli Guerra, Gerente de Atenção à Saúde do HUSM. 

A entrega dos 180 oxímetros e dos 60 aparelhos de pressão foi feita, no final do mês de maio pelo Gabinete do Reitor Paulo Afonso Burmann nos municípios em anexo.  

Para a Secretaria de Saúde de Santa Maria, foram doados 100 aparelhos de cada, para serem distribuídos entre as unidades básicas de saúde, os pronto-atendimentos e os hospitais públicos, conforme a demanda. 

O Husm destinou 1.800 oxímetros e 700 esfigmomanômetros a hospitais públicos que fazem parte da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Veja lista. E manteve para uso hospitalar, em todas as clínicas médicas, 400 oxímetros e 200 aparelhos de pressão. 

Fonte  Coordenadoria. de Comunicação Social. / Ebserh

Foto: Cláudio Correa