Dia Internacional do Pedestre:12.276 veículos J.Castilhos.Dicas segurança


O Dia Mundial do Pedestre é celebrado globalmente em 8 de agosto, todos os anos, e é uma data celebrada oficialmente até mesmo pela ONU, pois os riscos à vida e a segurança dos pedestres são, na prática, riscos que atingem todas as pessoas que, em algum momento, saem de suas casas.

O pedestre é, via de regra, o componente do trânsito mundial mais frágil – e é neste ponto que surge um problema significativo. Se é o ser mais frágil que participa deste sistema, deveria ser o mais protegido. Na prática, no entanto, não se observa esta preocupação.

A gravidade disso está no fato de que condutores de veículos também são pedestres. Ao não cuidarem da integridade e segurança das outras pessoas, estão colocando em risco sua própria vida ao saírem de seu automotor.

Confira a frota de veículos do município de Júlio de Castilhos, com dados atualizados até o mês de Junho de 2019, pelo Departamento Nacional de trânsito (DENATRAN)

Júlio de Castilhos tem total de 12.276 veículos. Confira ainda por tipo no município castilhense da região central do Rio Grande do Sul.

6.402 Automóvel, 750 Caminhões,  308 Caminhão/Trator, 1.881 Caminhonetes, 381 Camioneta, 1.417 Motocicletas, 155 ônibus.

05 dicas de travessia para os pedestres:

 1) – Segurança na travessia: Atravesse as ruas olhando para ambos os lados, respeite os sinais de trânsito e faixas para pedestres.

2) – Comunicação com os motoristas: Antes de atravessar na frente dos veículos, faça contato visual com os motoristas para ter certeza de que eles te viram.

3) – Travessia na faixa: Utilize a faixa de pedestres sempre que disponível. Quando não houver, procure outros locais seguros para atravessar, seja na esquina, em passarelas ou próximo a lombadas eletrônicas.

4) – Pontos cegos: Não atravesse a rua por trás de carros, ônibus, árvores ou postes, pois a probabilidade de você não ser visto é grande.

5) – Na contramão: Em estradas ou vias sem calçadas, caminhe de frente para o tráfego (no sentido contrário aos veículos). 

05 dicas para motoristas evitarem atropelamentos: 

1) – Não induza o pedestre a atravessar mais rápido: Se caso o pedestre já tiver iniciado a travessia e, durante esse tempo o semáforo mudar, o pedestre tem a prioridade para concluir a travessia.

2) – Dê a preferência: seja gentil e facilite a travessia. Quando houver faixa sem sinal luminoso, a preferência é do pedestre.

3) – Atenção: Um atropelamento é sempre uma tragédia. Por isso, na proximidade de pedestres, reduza a velocidade e redobre a atenção.

4) – Faixa de pedestres: Como o próprio nome já diz, a faixa é para a travessia dos pedestres. Não pare na faixa.

5) – Buzina: Evite buzinar o tempo todo para pedestres. Isso só causa stress e sustos desnecessários, o que pode comprometer a segurança.

Fonte Veículos (DENATRAN) Edição Alcir61 Fotos arquivo reprodução redes sociais