Dia de Campo do IFFar/Agronomia-Conhecimento: Caminho para o Desenvolvimento aconteceu no sábado (23)


Foram 183 inscritos que foram até o campo experimental e visitaram as estações conhecendo um pouco das pesquisas realizadas no campus.

O evento começou por volta das 9h da manhã, no sábado (23/03) no campo experimental do Campus Júlio de Castilhos com o coordenador do curso de Agronomia, Leandro Costa, que deu as boas-vindas a todos/as e agradeceu a presença do diretor geral, Rodrigo Carlotto, da diretora de ensino, Silvia Montagner, do prefeito, Bernardo Dallacorte, do presidente da câmara de vereadores, Sadi Muller, dos/das servidores/as, terceirizados/as e estudantes.

Bernardo falou da importância do IFFar e disse que o município vai voltar a ser o segundo maior produtor de soja do estado. Já Rodrigo falou que lembra criação do curso de agronomia, da gestão em agronegócio e até mesmo do técnico integrado em agropecuária, pois trabalha há 16 anos no campus Júlio de Castilhos, acompanhando e trabalhando no crescimento do campus.

Foram oito estações, nas quais os/as presentes puderam conferir de perto o manejo de plantas daninhas de difícil controle, manejo de doenças na cultura da soja, como melhorar a estrutura química e física do solo através do uso de diferentes espécies/mix em cobertura, mostra de cultivares, manejo de Nitrogênio em feijão e milho, tecnologias voltadas a proteção de cultivos e novas ferramentas como drones na agricultura. Também foi possível aprender sobre a rotação de culturas e seus benefícios, como a redução de pragas e a conservação da matéria orgânica do solo.

Na última estação, os/as participantes puderam ver uma demonstração de drones de pulverização. O apresentador destacou o valor agregado pelo drone à propriedade, expondo que atualmente compensa tanto para o grande como para o pequeno produtor a utilização dos drones.

Por fim, o professor Leandro fez mais um agradecimento, em especial, a Cortijuc, empresas parceiras da Cooperativa e aos/as estudantes e professores/as que ajudaram a organizar o 5º Dia de Campo. Ele destacou que o evento foi um sucesso, “essa foi a primeira edição depois da pandemia e tivemos mais de 180 inscritos/as, esperamos encontrá-los novamente no próximo ano.”

Texto e imagens: Cadiani Lanes Garcez
Assessoria de Comunicação do IFFar – Campus Júlio de Castilhos