Dezembro terá chuva abaixo da média e chance de ondas de calor no RS


O mês de dezembro, que marca o fim da primavera e o início do verão, será de chuva abaixo na média e com chance de ondas de calor no Rio Grande do Sul. Segundo a Climatempo, a situação é favorecida pelo fenômeno La Niña.

A projeção dos meteorologistas aponta que vai chover menos na Fronteira Oeste do estado. A precipitação também ficará abaixo da média em Porto Alegre e na Serra.

“No entanto, isso não significa que não vai chover. Apesar da irregularidade, ainda há possibilidade de eventos de chuvas fortes, que podem ser pontualmente volumosos, com raios e eventuais rajadas de vento forte”, diz o boletim.

Nesta quinta (1º), o RS deve ter chuva intensa na Serra. Nas demais regiões, há chance de temporais isolados no final da tarde.

Calor

Durante o mês, o calor aumenta e passa a predominar na maior parte dos dias, sobretudo no interior do estado. Há possibilidade de ondas de calor no RS durante o período.

No Litoral e na Região Metropolitana, as temperaturas tendem a ficar levemente acima da média. Já na Serra, os termômetros vão ficar na faixa habitual do mês.

Nas fronteiras com o Uruguai e a Argentina, os dias serão marcados por Sol entre poucas nuvens, queda na umidade e temperaturas elevadas. Máximas de 38°C na região de Uruguaiana não são descartadas, diz a Climatempo.