Devido à pandemia, Semana da Pátria de forma restrita em Júlio de Castilhos


A Semana da Pátria faz alusão ao processo de independência do Brasil, que foi consolidado no dia 7 de setembro de 1822 pelo então imperador Dom Pedro I, que nesta data deu o famoso “grito do Ipiranga”, reconhecendo a soberania do Brasil como um país independente de Portugal. Durante a Semana da Pátria são organizados diversos desfiles, homenagens e festas que procuram conscientizar a todos sobre a importância da pátria e da história do Brasil, e também informam sobre o dever de cada cidadão para com o seu país.

Devido as condições impostas pela pandemia do Coronavírus, a Semana da Pátria 2020 em Júlio de Castilhos, acontecerá de forma restritiva observando os protocolos de Distanciamento Controlado definido pelo governo do Estado, visando resguardar o bem estar dos estudantes, professores e demais profissionais que atuam nas escolas das Redes Municipal, Estadual, Particular e Federal de ensino, bem como Entidades e a comunidade em geral.
Neste ano, daremos destaque aos seguintes temas:

TEMA NACIONAL: “Hino Nacional Brasileiro”

O Hino Nacional Brasileiro é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelece o art. 13, § (inciso) 1.º, da Constituição do Brasil. Os outros símbolos da República são a Bandeira Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional.
O Hino Nacional Brasileiro é muito importante para a brasilidade:
“… a canção que representa uma Nação, como o Hino Nacional do Brasil, exalta fatos acontecidos, simboliza todas as lutas por ela passadas, carrega a identidade de um povo e a grande responsabilidade de ser o porta-voz da Nação brasileira para o restante do mundo.” (AGUIAR, Lilian Maria Martins de. “Hino Nacional do Brasil”; Brasil Escola).

O hino tem a letra de Joaquim Osório Duque – Estrada e música de Francisco Manuel da Silva.

TEMA ESTADUAL: Presença dos Gaúchos na Força Expedicionária Brasileira e na 2ª Guerra Mundial”

FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA (FEB)
Nome dado à divisão de infantaria constituída em 9 de agosto de 1943 e enviada à Itália em 1944 sob o comando do general-de-divisão João Batista Mascarenhas de Morais para lutar contra os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). A designação FEB passou a englobar as forças brasileiras de terra, mar e ar que lutaram na Segunda Guerra Mundial.

Homenagem Municipal: “Aos Profissionais da Saúde e Educação, frente ao combate ao COVID-19”

Um gesto de agradecimento!
Diante de toda a situação crítica estabelecida pela pandemia da Covid-19, distância é a palavra da vez. Mas estar longe, não quer dizer não estar junto. O novo Coronavírus mudou hábitos, estabeleceu regras e está transformando corações e mentes.
Os Profissionais da saúde passam grande parte do tempo longe de suas famílias e se dedicam, de verdade, a uma causa de enorme relevância humanitária que tem como objetivo maior salvar vidas.
Já os Profissionais de Educação estão vivendo um momento totalmente novo em suas vidas.
Quem nunca tinha feito um vídeo transmissão teve que romper a barreira não só tecnológica, mas psicológica, a timidez do online … Quantos aos materiais impressos entregue aos alunos, os professores estão se reinventando para motivá-los a realizarem as atividades propostas com entusiasmo.
Demonstrar gratidão a esses profissionais, é mais que um reconhecimento, é um ato de respeito a tanta dedicação.

As bandeiras ficarão hasteadas e iluminadas até o dia 07 de setembro quando, às 17h, será realizado o arriamento das mesmas.

Fonte Smed Júlio de Castilhos