Correios tem paralisação parcial na região: J.Castilhos tem 3 carteiros


A greve por tempo indeterminado, deflagrada pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), também traz reflexos para os serviços prestados pelos correios em Santa Maria. Na manhã desta segunda-feira (12), as atividades no maior município do Centro do Estado, a paralisação é parcial. Ao todo, 15 profissionais – entre carteiros, atendentes comerciais e trabalhadores que ficam responsáveis pelo suporte administrativo – aderiram ao movimento. As informações são da RBS TV.

Os correios aguardam a decisão do Tribunal Superior do Trabalho sobre o plano de saúde da categoria. Entre as mudanças em debate estão a retirada de pais, filhos e conjugês da cobertura do plano, além da cobrança de mensalidades que seriam incompatíveis com os salários.

Além disso, os funcionários protestam contra o desmonte da empresa pública com o fechamento de 2,5 mil agências e a não realização de concursos desde 2011.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Santa Maria, a última contratação de profissionais foi em 2013 e, depois disso, muitos funcionários saíram por meio dos planos de incentivo para demissão voluntária.

Apenas em Santa Maria, a defasagem é de, pelo menos, 40 carteiros, de acordo com o sindicato.

E, em Júlio de Castilhos, também no centro do Estado, onde havia sete carteiros, até 2014, agora são apenas três para atender o município.

Informações Portal GaúchaZH, foto Google meramente ilustrativa.