Confira a hora: Alguns celulares adiantou uma hora neste domingo (01).


Confira a hora: Alguns celulares adiantou uma hora neste domingo (01).

O Google alertou nesta sexta-feira (30) que alguns celulares Android podem adiantar os relógios automaticamente à meia-noite do domingo, dia 1º de novembro.

O horário de verão pode fazer com que alguns celulares Android adiantem uma hora neste fim de semana, alertou o Google. A empresa explica que a alteração automática aconteceu em smartphones com Android 9 ou edições anteriores do sistema operacional na primeira hora deste domingo (1º), data em que supostamente começaria o horário de verão em 2020 se o governo não tivesse revogado a prática no ano passado.

Apesar de revogado pelo governo desde abril de 2019, o horário de verão ainda confunde o relógio de eletrônicos. O Google justifica que as mudanças do governo quanto a hora afetam o banco de dados global usado para garantir a pontualidade do relógio em dispositivos, e algumas versões do sistema do Android não teriam acesso à informação atualizada para impedir o adiantamento automático em uma hora.

O problema não atinge smartphones com Android 10 porque essa edição do SO conta com uma funcionalidade que facilita a atualização do banco de dados. O mesmo erro aconteceu mês passado: no dia 18, usuários reclamaram na Internet que smartphones, tablets e outros aparelhos adiantaram uma hora automaticamente. O horário de verão acabou, segundo decisão do Governo Federal, com a justificativa de que não era suficiente a economia de energia elétrica proposta pela mudança de hora.

Saiba corrigir

Nos aparelhos Android

  1. Toque no ícone “Configurar”;

  2. toque na opção “Data e hora”;

  3. desmarque a opção “Data e hora automáticas”;

  4. configure manualmente a hora correta.

Os aparelhos que não fizerem mudanças no horário já foram atualizados pelos fabricantes, ou então estão seguindo regras enviadas pelas redes das operadoras de telefonia.