Castilhenses escolhem o monumento à ser construído na entrada da cidade


Na noite de terça-feira,12, no Centro Cultural Álvaro Pinto a comunidade Castilhense teve a oportunidade de escolher o modelo de monumento que será construído nos acessos de entrada da nossa cidade, como uma identidade visual. O Governo Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, junto com uma equipe de Arquitetos e Engenheiros, disponibilizou dois modelos de pórtico/monumento para que a população escolhesse o seu preferido.

Na oportunidade o grupo de profissionais da área apresentou as duas ideias, e em seguida esteve esclarecendo algumas dúvidas da comunidade. Estes projetos (ideias) foram desenvolvidos por um grupo de arquitetos e engenheiros Castilhenses que aceitaram o convite do Governo Municipal para criarem as obras de forma gratuita, já a construção será através de uma emenda parlamentar específica.

Após muita discussão, troca de ideias e esclarecimento de dúvidas, ocorreu a votação por aclamação, onde a maioria do público presente optou pela proposta 01.

A partir de agora seguirá as providências junto ao DNIT que definirá os lugares onde serão construídos, considerando os trevos principais. A obra terá origem em verbas do Ministério do Turismo, que verificado o custo da obra escolhida será apresentado o projeto.

As duas propostas apresentadas buscaram retratar e evidenciar o que se destaca na economia do município, que em se tratando do nosso município é a soja, sendo o 2º maior produtor no Estado.

O monumento escolhido deverá ter de 12 a 13 metros de altura feito em aço, estruturado em treliças espaciais em aço, o grão de soja será representado por uma grande esfera elaborada com peças de sucatas dos equipamentos agrícolas e o mesmo deverá ser iluminado com placas de energia solar “auto sustentáveis” (energia limpa).

O Governo Municipal agradece a participação das entidades, conselhos e comunidade Castilhense que esteve participando da votação. Também o nosso reconhecimento e agradecimento a participação profissional de todos os profissionais que aceitaram o convite de desenvolver o projeto graciosamente do pórtico, a marca visual de nosso município, resultando em dois monumentos de evidente beleza arquitetônica. O nosso reconhecimento especial aos Arquitetos(a): Rosane Moraes, Carini Ferigollo, Mauricio Cancian Dalla Nora e Marina Aimi Pereira, ao Engenheiro Civil Gustavo Dalla Nora e também aos estagiários que fizeram parte da equipe, e que juntos desenvolveram dois belíssimos trabalhos.

Fonte e fotos Assessoria imprensa PMJC