Com a chegada do verão, orientação da RGE e da Corsan é economizar água e luz


Começou no ultimo domingo (22) a estação mais quente do ano: o verão. E como consequência das altas temperaturas está a mudança no consumo de água e luz, principais contas da casa. Para falar sobre o assunto, o Santa Maria de Negócios conversou com representantes da RGE e da Corsan, que atendem boa parte dos municípios da região central do Estado nos serviços de água e de luz.  

Na energia elétrica, muda o “vilão” da casa. Do chuveiro elétrico, passamos para os aparelhos de ar-condicionado e a geladeira, que precisam trabalhar mais – principalmente se há muito abre e fecha de portas. Conforme o coordenador do programa de eficiência energética da RGE, Odair Deters, a principal dica é do uso consciente dos equipamentos. 

— Um cuidado importante nessa época também é dos enfeites de Natal que são ligados na luz. Se tem certificação do Inmetro, e se não correm risco de superaquecer. Outra questão é a de conexões em tomadas, com o uso de benjamins que podem sobrecarregar alguma saída elétrica.  

Para quem vai viajar, a orientação de Deters é de desligar os aparelhos da tomada, para evitar o gasto de energia sem necessidade. 

— Quando a gente fica em casa, alguns equipamentos que ficam em stand by vale a pena deixar ligado, como é o caso de uma SmarTv, que demoraria para iniciar, por exemplo. Mas em viagens, o melhor é retirar da luz os aparelhos que fiquem no modo stand by, como forno microondas, por exemplo. 

Já na questão da água, o calor faz com que o uso seja mais frequente para se refrescar, limpar pátios e carros. A principal dica do Gerente Regional da Corsan, José Roberto Ceolin Epstein, é de preferir o uso de aparelhos lava-jato, que limpam da mesma forma com menor gasto.  

— Por mais que não pareça, o lava-jato gasta bem menos água que uma mangueira comum. Ele aumenta a pressão da água, pra reduzir a vazão. Então para quem for limpar um pátio, a sugestão é evitar o uso de mangueira.  

Outra situação são as piscinas particulares, que precisam constantemente de reposição de água. Para esses casos, a sugestão é aproveitar os produtos que prolongam a vida útil da água, para evitar ter que trocar a água toda hora.

Na água, o que pode causar gastos indesejados também são as torneiras estragadas e que ficam pingando. Mesmo que seja pequeno o vazamento, a orientação de Epstein é de consertar ou, se necessário, substituir o equipamento. 

— O ideal é não deixar pingando, porque isso gera um gasto. E água é um bem importante então, mesmo que pareça que se vai gastar mais comprando uma torneira nova, é muito importante evitar o desperdício.  A água é um insumo que tem muita demanda no verão. E como temos a previsão de um verão sem muita chuva, é preciso ter um uso consciente.   

As duas entrevistas estão no Santa Maria de Negócios deste domingo (22). Confira, abaixo, a íntegra do programa: 

Reportagem por Amanda Boeira Portal GaúchaZH (Reprodução) Foto Carlinhos Rodrigues / Agencia RBS