Chuva de meteoros pode ser vista no céu do RS nesta madrugada


A chuva de meteoros Líridas poderá ser vista no céu do Rio Grande do Sul entre a noite desta terça e a madrugada de quarta-feira (22). De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, do Observatório Espacial Heller & Jung, o melhor horário para observar o fenômeno será entre as 23h e o nascer do sol no dia seguinte.

“O radiante dessa chuva de meteoros fica na constelação de Lira, daí o nome Líridas, que fica na região norte do país, e pode apresentar até 18 meteoros por hora. Aqui no sul esta taxa poderá ser menor, com uma média de sete meteoros por hora”, explica o professor.

Esses meteoros são, na verdade, fragmentos do cometa Thatcher. Neste ano, segundo o professor, a observação será melhor pela ausência de uma maior luminosidade da lua, o que permitirá um céu mais escuro.

Outro motivo para uma melhor visualização é o distanciamento social. A meteorologista Cátia Valente, da Somar Meteorologia, afirma que isto contribui para a redução da poluição.

“Com céu mais aberto e limpo, a visibilidade é melhor”, diz.

No observatório instalado em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, existem 19 câmeras de alta definição. Uma delas já registrou um meteoro com uma magnitude mais elevada do que a média na madrugada de terça (21). Ele entrou na atmosfera a 99,7 km de altitude e se extinguiu a 75,5 km, sobre o oceano, a 218,9 km da cidade.

“Em grandes centros esta observação pode ser prejudicada pela poluição luminosa. Mas meteoros com magnitude alta, mais brilhantes, são bem observáveis”, garante.

Meteoro de magnitude acima da média foi registrado pelo Observatório Heller & Jung — Foto: Observatório Heller&Jung/DivulgaçãoMeteoro de magnitude acima da média foi registrado pelo Observatório Heller & Jung — Foto: Observatório Heller&Jung/Divulgação

Meteoro de magnitude acima da média foi registrado pelo Observatório Heller & Jung — Foto: Observatório Heller&Jung/Divulgação

Fonte Portal G1