Chuva de granizo na madrugada assusta moradores de J.Castilhos


Um fenômeno meteorológico chamou a atenção dos moradores de Júlio de Castilhos, na madrugada desta terça-feira (12). Na madrugada, uma forte chuva de granizo atingiu parte da cidade e em grande quantidade o interior do município. As pedras de gelo eram grandes e provocaram danos em alguns veículos, toldos e telhados de residências. Algumas pessoas tiraram fotos e postaram em redes sociais com pedras de gelo do tamanho aproximado de bolas de tênis e ou de um ovo de galinha.

Chuva de pedra atingiu a comunidade do Céu Azul em Júlio de Castilhos, equipe do site Galerananet, que  entrou em contato com alguns moradores desta região onde, relataram que na madrugada por volta da 1 hora da amanhã um forte chuva de pedras surpreendeu a todos.
Primeiras informações foram de telhados com grandes estragos e um destelhamento. Além da comunidade do Céu Azul, Estrela, São Xavier e Passo dos Buracos, com vento forte e há relatos de destelhamentos. Na cidade de Júlio de Castilhos, segundo o Jornal Expressão, tem  pontos isolados, pequenas e em pouca quantidade, mas causou muito medo aos moradores.

A comunidade de São João do Barro Preto, também houve a incidência de granizo.

A previsão do tempo para a terça-feira (12) em Júlio de Castilhos ainda é de chuva forte durante todo o dia e parte da noite. As temperaturas variam de 14º a 24º. Amanhã (13) o tempo melhora e a previsão é de predomínio de sol, apenas com pouca variação de nuvens.

O temporal que atinge o Rio Grande do Sul desde ontem deixa ao menos 112 mil clientes sem energia elétrica nesta terça-feira, segundo o jornal Correio do Povo. As regiões mais afetadas são a das Missões, Noroeste, Norte e Planalto.

Na área de concessão da RGE, são 57 mil clientes afetados e na da RGE Sul, 55 mil. De acordo com as empresas, ainda não há previsão para restabelecimento do serviço, principalmente porque chove forte ainda em muitas cidades, como Sarandi, Passo Fundo, Santo Ângelo e Palmeira das Missões. Já na área de concessão da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) ainda não há informações sobre falta de luz.

As empresas de energia alertam para que não se toque em fios caídos ou em qualquer equipamento elétrico, pois podem estar energizados e o risco de acidente é alto.

Crédito fotos Emeline Azeredo