Centro Social celebra missa de ação de graça aniversário da Presidente de Honra em Júlio de Castilhos


No ultimo domingo dia 01 de Março, em missa realizada na igreja matriz foi comemorado o aniversário de 98 anos de idade da precursora e Presidente de Honra da Associação Beneficente Santo Antônio – Absa Julio de Castilhos a senhora Miriam Linck Waihrich.

Mulher de uma trajetória de doação e amor pelas crianças e adolescentes do Centro Social, o qual idealizou e realizou… pois foi ela quem tornou está casa um exemplo de Entidade para a comunidade Castilhense, destaca a direção da entidade.

Com muitos projetos, segundo seu grande histórico nunca se preocupou em ter um currículo acadêmico e sim uma história de vida tendo a “menina dos olhos” desta grande e solidária mulher o Centro Social – Associação Beneficente Santo Antônio – Absa Julio de Castilhos.

Durante a missa,  Miria Link Waihrich, pela grande graça dos seus 98 anos de vida. Ela foi homenageada por um Sobrinho, o qual é tenor e entoou a Ave-Maria em Latim. Momento belíssimo e emocionante.

Por toda sua história de dedicação e serviço comunitário, em 2019 dona Miram recebeu o Título cidadã castilhense, pela Câmara de Vereadores de Júlio de Castilhos, justo reconhecimento na cidade que adotou como sua há 68 anos.

Miriam Linck Waihrich:

Natural de Porto Alegre, Miriam Linck Waihrich reside desde 1951 em Júlio de Castilhos, cidade que ela garante amar como filha, com gratidão à terra que tão bem a acolheu. Aos 97 anos, ela lembra com clareza das atividades comunitárias que passou a desenvolver, acompanhando as ações do marido, o ex-Prefeito Paulo Rosa Waihrich (in memoriam), que governou a cidade por dois mandatos (de 1963 a 1969 e de 1973 a 1977), pai de seus filhos – Paulo (in memoriam), Fábio (in memoriam) e Eduardo. Em 1971, com a saída das Irmãs Palotinas, o antigo Asilo Santo Antônio, que abrigava idosos e também funcionava como orfanato, teve suas portas fechadas. Com o sonho de transformá-lo em abrigo para as crianças que perambulavam pela cidade, contando com a ajuda da comunidade, nasceu então o Centro Social, hoje Associação Beneficente Santo Antônio, fundada em 15 de Novembro de 1943.

Dona Miriam conta que na época convidou um grupo de senhoras para ajudá-la e conseguiu que seu esposo, na época Prefeito, cedesse algumas servidoras para trabalharem como Diretora, Secretária, Serventes e Cozinheiras. Fez várias reuniões a fim de conscientizar os pais, habituados a mandarem os filhos pedir ajuda nas ruas, para convencê-los de que o melhor era que estes frequentassem o Centro Social, onde teriam atividades fora do horário da escola, recebendo também alimentação. No início, eram apenas oito crianças, estudantes do grupo escolar vizinho; logo em seguida, 15 frequentadores; e pouco mais tarde já se contabilizavam 100 crianças e jovens atendidos. Ela foi a responsável por toda a estruturação do Centro – reformou a Capela do Asilo, agilizou o plantio de árvores frutíferas, organizou a criação de porcos e galinhas, fez com que a horta passasse a ser cultivada pelos menores e assim contribuíssem na alimentação que era fornecida aos mesmos.

Conseguiu a remoção das casas abaixo da Capela, onde foi construído o pavilhão onde passaram a ser ministrados cursos profissionalizantes, como o de marcenaria e sapataria, a meninos de 14 a 20 anos. Cursos de corte e costura, auxílio do lar, bordados, pintura, crochê, cerâmica, cabeleireira, datilografia, trabalhos manuais, tecelagem, música e práticas esportivas orientadas são alguns dos que estão na lista dos então oferecidos pelo Centro – alguns também ofertados às mães dos participantes, integrando-as àquela casa. Dona Miriam já foi agraciada com o Prêmio Rotary Club 75 e, em solenidade realizada no Palácio Piratini, recebeu o Troféu Padre Cacique, pelo exemplar trabalho realizado em favor do menor carente.

Fonte ABSA (Site) Edição Alcir61 Fonte Histórico Assessoria imprensa Câmara (Arquivo)