Carpa capim perde hegemonia para tilápia na região de Ijuí


Líder em vendas no Rio Grande do Sul, com 1.029.568 kg a serem comercializados, inteira ou eviscerada, durante a Semana Santa, a carpa capim perde hegemonia na região de Ijuí.
De acordo com levantamento feito pela Emater/RS-Ascar, o volume total de tilápia a ser comercializado na região de Ijuí, no período que antecede a Páscoa, é 152.535 kg. Atrás, na preferência do consumidor, vem a carpa capim, com 114.190 kg a serem comercializados na região. Fazem parte da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí 44 municípios das regiões Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí.
O técnico da Emater/RS-Ascar do município de Ijuí, Edevin Bernich, confirma a nova tendência. “A venda de peixe passa por uma nova fase, vai diminuir a produção e venda de carpa capim e aumentar a da tilápia”, analisou Bernich, ao citar que, no ranking gaúcho de vendas, a tilápia aparece em segundo lugar, com 808.977 kg, entre filé, inteira e eviscerada. 
No total, a projeção da Emater/RS-Ascar aponta para o Rio Grande do Sul um volume de 4.229.765 kg de pescado, 9% a mais do que o volume comercializado durante a Semana Santa do ano passado (3.890.601 kg). As vendas deste ano devem alcançar os R$ 57,7 milhões.

Fonte e foto Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Ijuí