Candidatos aos Cursos Superiores do IFFar podem se inscrever apenas com RG e CPF


Alguns candidatos do Processo Seletivo dos Cursos Superiores do IFFar tiveram dificuldades em recuperar o número de inscrição no Enem em 2018. Agora é possível se inscrever apenas com RG e CPF. Ter feito a prova neste ano ainda é uma exigência para concorrer.

banner noticias

As inscrições para o Processo Seletivo dos Cursos Superiores do IFFar começaram na última sexta-feira (30), às 17h, e vão até 10 de janeiro. Para participar, o candidato precisa ter feito a prova do Enem em 2018. A diferença agora é que, através do Edital nº 512/2018, o IFFar retirou a exigência de informar o número de inscrição no Enem 2018 para se inscrever no Processo Seletivo.

A mudança ocorreu em razão de alguns candidatos terem relatado dificuldade para obter o número de inscrição no Enem. O sistema do Inep não estava disponibilizando o número atualizado. Os candidatos que já conseguiram se inscrever não precisam fazer nova inscrição.

Fazer a prova continua sendo uma exigência. É a nota no Enem 2018 que será utilizada para classificar os candidatos no Processo Seletivo do IFFar. Por meio do CPF de cada candidato, é possível buscar no banco de dados do Inep quem fez e quem não fez a prova.

Inscrições

As inscrições para o Processo Seletivo são gratuitas e realizadas pela internet através deste link até 10 de janeiro. O candidato precisa informar a data de nascimento, o RG e o número do seu CPF. Será possível escolher apenas uma opção de curso.

A opção de reserva de vagas também deve ser informada na inscrição. O IFFar destina 60% das vagas à Política de Ações Afirmativas, que são destinadas exclusivamente a alunos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escola pública. Os candidatos podem verificar se podem ou não entrar pelas cotas nesta página.

Mais informações sobre as inscrições, a seleção e as vagas ofertadas estão disponíveis no Edital nº 494/2018, que rege o Processo Seletivo e está disponível neste link. A leitura do edital é imprescindível a todos os estudantes que desejam se candidatar a uma das vagas ofertadas pelo Instituto Federal Farroupilha.

Cursos Oferecidos

Nesta seleção, são oferecidas 1444 vagas em cursos superiores ofertados nos municípios de Alegrete, Frederico Westphalen, Jaguari, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Augusto, São Borja e São Vicente do Sul.

Também são oferecidos cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD) nos municípios de Cachoeira do Sul, Candelária, Rosário do Sul, Santiago, São Gabriel, Sobradinho e Uruguaiana. Nesta modalidade, os alunos desenvolvem a maior parte das atividades à distância, mas algumas atividades precisam ser desenvolvidas nos polos de EaD presentes nas cidades listadas.

As 1444 vagas oferecidas neste Processo Seletivo representam 70% das vagas totais dos Cursos Superiores do IFFar disponíveis para 2019. As vagas restantes serão oferecidas através do Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação. Os alunos que participarem deste processo também poderão tentar vaga pelo Sisu. Porém, cada estudante só pode se matricular em um único curso do IFFar. Participar das duas seleções pode aumentar as chances de entrar em um curso.

Confira neste link a lista dos cursos superiores oferecidos pelo IFFar.

Fonte: Secom IFFar