Camnpal, Cotrijuc e reitor da UFSM estarão no “Dia de Campo” em São João dos Mellos


“Dia de Campo: Alternativas para a Agricultura Familiar” já tem data marcada. Será no dia 10 de maio de 2019, na localidade de São João dos Mellos, interior de Júlio de Castilhos, nas dependências da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida.

O dia de Campo, a partir das 08:00 com a recepção e inscrições, terá inicio às 09:00 hs e encerra as 11:30 hs com a presenças de autoridades seguido por almoço .

A diretoria da Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma e Cooperativa Agropecuária Júlio de Castilhos, confirmam presença no dia de campo “Alternativas para a Agricultura Familiar”, a ser realizado no dia 10/05/19, na Escola de São João dos Mellos, em convite entregue na ultima semana  diretor da Escola José Alencar Zanon (Fotos abaixo) 

Uma hora de viagem, cerca de 80km. Esta é a distância entre a comunidade de São João dos Mellos, interior de Júlio de Castilhos, e o campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O trajeto foi percorrido na manhã de quinta-feira, 11 de abril, pelo diretor e a coordenadora pedagógica da Escola E.F. Nossa Senhora Aparecida, professores José Alencar Zanon e Deise Barbieri. O prefeito de Júlio de Castilhos/RS, João Vestena também se somou aos educadores para serem recebidos no gabinete do reitor da UFSM, em uma reunião.

Assim como eles, os coordenadores das Equipes Simanihot, PhenoGlad e a Gerência Regional de Santa Maria da Emater/RS- ASCAR participaram do encontro, que serviu para estreitar relações e prestar um convite formal ao reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, para o I Dia de Campo da Escola Nossa Senhora Aparecida, no dia 10 de maio de 2019. A solenidade durou cerca de 1h e teve um desfecho positivo com a confirmação do mandatário da universidade no Dia de Campo. (Foto abaixo)

O evento terá cinco estações técnicas: Forrageiras para alimentação animal (a cargo da Emater/RS-Ascar); Soja e feijão na alimentação humana (a cargo do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária do RS); Microaçude: uso e benefícios na propriedade rural (a cargo da Secretaria da Agricultura do município de Júlio de Castilhos); Gladíolo: uso no paisagismo e fonte de renda ao produtor (a cargo da Equipe PhenoGlad da UFSM, Emater/RS Ascar e E.E.E.F. Nossa Senhora Aparecida) e Silagem de mandioca como alternativa no vazio forrageiro (a cargo da Equipe Simanihot/UFSM, Emater/RS-Ascar e E.E.E.F. Nossa Senhora Aparecida). O foco na Estação da Equipe PhenoGlad, em parceria com a Emater e a Escola, vai ser a versatilidade do gladíolo ou palma-de-santa-rita, como é conhecida, pois é uma flor de fácil produção e que pode ser usada tanto como flor de corte para agregar renda na propriedade familiar, como para ajudar no embelezamento de jardins em estilo informal, ideal para áreas que valorizam a paisagem natural.

Confira as estações técnicas: Forrageiras para alimentação animal (a cargo da Emater/RS-Ascar); Soja e feijão na alimentação humana (a cargo do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária do RS); Microaçude: uso e benefícios na propriedade rural (a cargo da Secretaria da Agricultura do município de Júlio de Castilhos); Gladíolo: uso no paisagismo e fonte de renda ao produtor ( a cargo da Equipe PhenoGlad da UFSM, Emater/RS Ascar e E.E.E.F. Nossa Senhora Aparecida) e Silagem de mandioca como alternativa no vazio forrageiro (a cargo da Equipe Simanihot/UFSM, Emater/RS-Ascar e E.E.E.F. Nossa Senhora Aparecida). O foco na estação sobre mandioca será demonstrar como fazer a silagem de mandioca e apresentar sua composição nutricional visando a oferta de alimentação para bovinos de corte e de leite na propriedade rural familiar durante o vazio forrageiro no RS .

 Alternativas para a Agricultura Familiar 

?? Dia 10 de maio de 2019
?? Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida em São João dos Mellos, Júlio de Castilhos/RS
?? Recepção e inscrições: 8:00h
?? Início: 9:00h
?? Encerramento: 11:30h
?? Almoço: 12:30h

Estações:
✅ Forrageiras para alimentação animal;
✅ Soja e feijão para alimentação humana;
✅ Microaçude: usos e benefícios na propriedade rural;
✅ Gladíolo: uso no paisagismo e fonte de renda ao produtor;
✅ Silagem de mandioca como alternativa no vazio forrageiro.

O diretor da Escola Nossa Senhora Aparecida, José Alencar Zanon, fez a entrega do convite ao Reitor da UFSM, Paulo Burmann, junto do prefeito de Júlio de Castilhos/ RS, João Vestena (ao centro).

Diretor da Escola José Alencar Zanon presidente Camnpal Euclides Vestena

diretor da Escola José Alencar Zanon e gerente comercial de grãos da Cotrijuc, Luiz Cesar Moro

Crédito fotos  direção da  E.E.E.F. Nossa Senhora Aparecida site em rede social (Divulgação)

Camnpal e Cotrijuc confirmam presença no “Dia de Campo” em São João dos Mellos