“BigGames” IFFar encerra atividades do ano no IEE Vicente Dutra em Júlio de Castilhos.


No dia 20 de novembro , aconteceu a ação de encerramento do projeto de extensão BigGames, na Escola Vicente Dutra, em Júlio de Castilhos.

O projeto iniciou em maio desse ano, envolvendo três turmas de primeiro ano da escola IEE Vicente Dutra, turno da tarde e com os estudantes  da disciplina de Fundamentos da Informática aqui do IFF – CTI. 

Teve como objetivo, desenvolver o Pensamento Computacional. O primeiro e mais imediato resultado positivo do projeto foi  o crescente interesse por esses jogos de raciocínio abstrato nos mais diversos ambientes onde vem sendo apresentado e experimentado, promovendo desta forma o pensamento computacional (Computation Thinking). O projeto foi coordenado pelas Professoras Thais Andrea Baldissera e  Michele Moraes Lopes, com a colaboração de pedagoga Adriane Peripolli da Rosa, do bolsista, estudante do curso técnico em informática João Vitor Portal, a estudante  voluntária Patrícia Lago Teles,  e equipe diretiva da Escola IEE Vicente Dutra representada pela professora Marilene Antunes.

A coordenação do projeto destacou como resultados alcançados:

  1. Desenvolvimento o raciocínio lógico; 

  2. Facilitação do aprendizado de conteúdos que requeiram associações lógicas; 

  3. Incentivo do desenvolvimento de estratégias próprias para alcançar objetivos desenvolvendo assim a autonomia na resolução de problemas; 

  4. Socialização de experiências entre colegas, incentivando a ajuda mútua e o compartilhamento dos caminhos de raciocínio, mostrando aos colegas quais caminhos percorreu para encontrar suas estratégias de jogo; 

  5. Estímulo da compreensão dos próprios sentimentos e o autocontrole ao lidar com a vitória e com a derrota; 

  6. Fortalecimento da resolução de problemas fortalecendo o conhecimento para a prova do ENEM.

Para a professora Thais Baldisseira, “foi um ano piloto e, para o próximo pretendemos continuar num formato ainda mais consolidado e, com financiamento,  que nesse ano não tivemos”.

Fonte e fotos ASCOM IFFar Júlio de Castilhos (Site) Divulgação