Bancos fecham no feriado de 12 de Outubro


O Dia de Nossa Senhora Aparecida é comemorado em 12 de outubro e é considerado feriado nacional no Brasil.

Esta é a data que homenageia a padroeira do Brasil. O Dia de Nossa Senhora Aparecida foi oficialmente instituído a partir do decreto de lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980 e também o dia das Crianças.

Federação Brasileira de Bancos informa que não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado de Nossa Senhora Aparecida, comemorado na quinta-feira em 12 de Outubro. No dia útil seguinte sexta-feira, dia 13, o funcionamento é normal.

  A população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes.   As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e carnês com vencimento marcado para a data poderão ser pagos no dia 13, próximo dia útil ao feriado, sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais). 

  “Mesmo durante o feriado, os canais eletrônicos e caixas eletrônicos funcionam normalmente, facilitando a vida do consumidor”, ressalta o diretor-adjunto de Operações da FEBRABAN, Walter Tadeu de Faria.    Os clientes também podem agendar o pagamento das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Os serviços públicos estaduais e municipais terão alteração no horário de funcionamento, nesta quinta-feira (12), em razão do feriado de Nossa Senhora de Aparecida. Veja alguns números de telefones de emergência nas áreas da Saúde e da Segurança Pública e serviços.

Brigada Militar – 190

Polícia Civil – 197

Comando Rodoviário da Brigada Militar – 198

Defesa Civil – 199

Disque Denúncia da Secretaria da Segurança – 181

Samu – 192 – plantão 24 horas

Corsan: Quinta-feira fica disponível apenas o Plantão 24 horas pelo telefone 0800 646 6444 para casos de emergência 

A 79ª edição da Viagem Segura se estenderá por cinco dias, da zero hora da quarta-feira (11) até a meia-noite de domingo (15). Os detalhes da operação foram alinhados em reunião preparatória ocorrida em 29 de setembro, em Santana do Livramento, durante a 1ª Jornada de Trânsito do Mercosul. Na quarta acontece uma megablitz em Porto Alegre.