Autodeclaração étnico-racial é tema de mesa redonda na Reitoria do IFFar


Participam da mesa redonda o professor Mateus Silveira, da Faculdade Dom Alberto, que aborda a questão da autodeclaração na legislação, e os estudantes do IFFar – Campus São Vicente do Sul e membros do Coletivo Nagô, Antônio José do Nascimento Neto e Catiane da Encarnação Flores, que fazem um relato de experiências. A mediação será feita por Emilia da Silva Della Pace, que também é estudante do IFFar e membro do Coletivo Nagô.

O Café com Inclusão é uma iniciativa da Coordenação de Ações Inclusivas do Instituto Federal Farroupilha e tem o objetivo de promover discussões sobre temáticas diversas entre os servidores da Instituição. A participação é aberta a todos os servidores.

primeira atividade do projeto abordou o tema “Espaços de Ativismo Feminino”.

A roda de conversa foi a primeira atividade do projeto Café com Inclusão, promovido pela Coordenação de Ações Inclusivas do IFFar. Participaram da mesa redonda a professora do Campus Júlio de Castilhos, Janaína da Silva Sá, e a servidora técnica-administrativa da Reitoria, Bruna Martins Bulegon. A mesa foi mediada pela professora Janete Maria de Conto.

Janaína da Silva Sá falou sobre os espaços ocupados pelas mulheres negras na literatura. Bruna Bulegon abordou as formações de mobilização feminista nas redes sociais.

08032019 profnidia

Foto: a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IFFar, Nídia Heringer, falou na abertura da roda de conversa sobre sororidade

Unidades do IFFar promovem atividades sobre Consciência Indígena – durante o mês de abril, todas as unidades do IFFar, por meio dos Núcleos de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) estam promovendo ações de formação e problematização sobre as relações étnico-raciais, especialmente no que tange à Consciência Indígena.

Fonte Secom IFFar