Primeiro Astronauta Brasileiro inaugurou em Itaara o Observatório Bioastronômico Cosmos


No dia 16 de setembro de 2019 em solenidade oficial foi inaugurado o Observatório Bioastronômico Cosmos em Itaara/RS com a presença ilustre do Primeiro Astronauta Brasileiro e Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Sr. Marcos Pontes, do Presidente da Agência Espacial Brasileira Sr. Carlos Augusto Teixeira de Moura. Também estavam presentes o Prefeito Municipal Sr. Cléo Vieira do Carmo e Primeira Dama Srª Dilce do Carmo, a Vice Prefeita Srª Marta Copetti , Secretariados Municipais,Vereadores e Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Sr. Sandro Ferigollo, autoridades da 13º Cia DAM, Brigada Militar, alunos e professores do 4º ano da EMEF Pinto Ribas e comunidade em geral .

Um marco histórico para o município de Itaara , ser sede do primeiro Observatório Astronômico Educacional e Turístico do interior do RS e contar com a visita ilustre do Astronauta Marcos Pontes , o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço, na missão batizada “Missão Centenário”, em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis .Foi no dia 30 de março de 2006 que Marcos Pontes partiu para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Retornou no dia 8 de abril, a bordo da nave Soyuz TMA-7.

Destaca-se também a importância da presença do Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB) Carlos Moura e sua experiência em centros de lançamento espacial, com destaque para implantação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA-MA), desenvolvimento do Veículo Lançador de Satélites (VLS), operações de lançamento e rastreio espaciais, operações de intercomparação de sondas com a Organização Mundial de Meteorologia e atuação no Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB).

O Observatório Cosmos tem como missão a difusão e popularização da Astronomia e Ciências afins, de maneira não-formal e interativa, contribuindo para despertar o interesse da comunidade escolar Gaúcha (educadores e educandos) pela Ciência e Tecnologia, colaborando para a erradicação do analfabetismo científico . E ainda de forma turística gerar fluxo intenso e permanente de visitantes para o município de Itaara e Região Central do RS.

Desde 2018 estava operando em sistema soft opening , tendo já recebido mais de 3 mil alunos .A comunidade escolar de Itaara foi privilegiada em ser os primeiros visitantes do Observatório, seguidos de dezenas de outras escolas do RS . Para quem quer conhecer mais sobre a Astronomia e deixar-se encantar pelas belezas de um céu noturno com suas estrelas, planetas, a majestosa Lua, enfim, poder espiar as maravilhas do universo com auxílio de potente telescópio na página www.cosmosbr.org.br encontra-se o histórico , as atividades e projetos educativos e a agenda de visitação .

Fonte e fotos Assessoria imprensa PM Itaara (Site) Reprodução