Apenado da Penitenciária Estadual de Júlio de Castilhos com apoio da UFSM lança Livro


O Centro Cultural Alvaro Pinto em Júlio de Castilhos, foi palco do lançamento do livro “A Liberdade Começa no seu Pensamento: Transpondo Muros Através da Poesia” do apenado do Presídio Estadual de Julio de Castilhos, Alex Teixeira de Barros.

 A obra foi lançada na tarde da ultima quarta-feira (13), com a presença do Secretário da Administração Penitenciária, Cesar Luis de Araújo Faccioli, do Superintendente da Susepe, César Augusto Ouriques da Veiga, do Diretor do Presídio Estadual de Júlio de Castilhos o Sr. Gabriel Marcelo Moresco da Juíza de Direito da Comarca de Júlio de Castilhos Dra. Suelen Rabelo Dutra e do Delegado Penitenciário Adjunto região de Santa Maria o Sr. Sergio Ilha Dalcol, Do diretor do Presídio estadual de Agudo o Sr. Thiago Nothen de Medeiros, Do Presidente da Câmara de Vereadores de Júlio de Castilhos o Sr. Antonio Derlei da Silva, do Vice prefeito Carlos Alberto Pedrozo e do Prefeito Bernardo Quatrin Dalla Corte.

O projeto do livro “A Liberdade Começa no seu Pensamento: Transpondo Muros Através da Poesia” visa valorizar a produção textual do apenado e agora escritor Alex Teixeira de Barros, que está recolhido no Presídio Estadual de Júlio de Castilhos e, em suas poesias, aborda temas acerca da liberdade, histórias de vida, família, aprisionamento e reflexões subjetivas. É a primeira obra do escritor, que encontrou, na escrita, uma forma possível de sentir-se livre e mais próximo da sociedade. São 58 poesias divididas em 05 capítulos, incluindo ilustrações, também confeccionadas por Alex.

Por meio deste projeto, almeja-se valorizar o protagonismo e a criatividade em um sistema meramente punitivo e que destitui os sujeitos de suas singularidades, sendo a escrita um dispositivo terapêutico e de ressignificação de vivências.  O projeto foi organizado pelo psicólogo e diretor do Presídio Estadual de Júlio de Castilhos Gabriel Marcelo Moresco, com apoio da estudante de Psicologia da UFSM Amanda Flores Padilha e da professora do Departamento de Psicologia da UFSM Dorian Monica Arpini, bem como contou também com o trabalho voluntário de: Beatriz Della Méa, Carolina Mello de Christo, Caroline Brondani Campos, Bibiana Della Méa Pesamosca, Isadora Oberto Taschetto, Vanessa Paz Garcia Killian, Victor Brondani Kleinpaul e Marlete Della Méa Pesamosca. Foram impressas 235 cópias do livro por meio do Departamento de Psicologia da UFSM e Imprensa Universitária da UFSM, que serão doadas para outros presídios do estado e instituições públicas (bibliotecas e escolas).

A solenidade de lançamento do livro “A Liberdade Começa no seu Pensamento: Transpondo Muros Através da Poesia” de Alex Teixeira de Barros, contou com todos os protocolos de segurança devido a pandemia “Covid19” e teve ainda a presença de representantes da OAB, da UFSM, pessoas da comunidade além de familiares de Alex e de servidores da Susepe.

Mais fotos do evento aqui

Fonte Texto: Administração Presídio Estadual de Júlio de Castilhos
Revisão: Érica Medeiros / Pró-Reitoria de Extensão UFSM

Edição Júlio de Castilhos Alcir61