Alunos e servidores abraçam o IFFar J.Castilhos contra corte no orçamento


Servidores e estudantes de institutos federais do Rio Grande do Sul participaram de atos simbólicos nesta segunda-feira (13) em protesto contra o corte orçamentário anunciado para a educação pelo governo federal. O anúncio foi feito no dia 30 de abril.

Manifestações são realizadas em Rio Grande, Panambi, Júlio de Castilhos e Passo Fundo. Diretores temem atrasar pagamento de despesas básicas das instituições.

Em Rio Grande, no Sul do estado, aproximadamente 200 pessoas deram as mãos, representando um abraço em apoio ao Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A manifestação foi por volta das 10h.

Em Júlio de Castilhos, na Região Central do estado, o abraço simbólico também contou com a participação de alunos e servidores do IFFar. Por conta da chuva, o ato foi feito pelos corredores do instituto. Lá, estudam 1,1 mil alunos.

Estudantes leram ainda uma carta aberta dos institutos federais pedindo ajuda da comunidade para que se mobilize contra o corte de verbas. A manifestação terminou com aplausos.

O campus de Júlio de Castilhos tem orçamento de R$ 3,5 milhões e já teve bloqueio de R$ 700 mil, segundo a direção. Para evitar que as aulas parem no segundo semestre do ano, o diretor passou de sala em sala pedindo economia de luz e para que todos ajudem na limpeza.

Para realizar a limpeza do campus, eram 16 funcionários. Três já foram cortados. O instituto afirma que pode haver corte de outros terceirizados.

A atividade, segundo o IFFar, integra um movimento nacional sincronizado em todas as unidades dos institutos federais do país.

Reportagem Por G1 RS e RBS TV Edição Alcir61  Foto: Tiago Guedes/RBS TV