ACASMAR completa 23 anos de atuação em Júlio de Castilhos


A Associação Castilhense de seleção de Materiais Recicláveis – ACASMAR , associação sediada em Julio de Castilhos, formada por dezenas de catadores, que recolhe materiais descartáveis como papéis, papelões, vidros, plásticos, lâmpadas e outros materiais para venda a cooperativas e empresas de reciclagem. Esses catadores dependem financeiramente da coleta/comercialização desse material.

A Acasmar completou na ultima quinta-feira 20 de janeiro, Vinte e três (23) anos de atuação em nossa cidade. Cada família que trabalha na Associação recebe em torno de 1 salário mínimo, variando conforme a quantidade de material vendido. Em alguns meses do ano, como janeiro e fevereiro, a renda obtida não chega a 1 salário mínimo por família.

A Acasmar faz o recolhimento dos materiais, separa, prensa plásticos, papéis e metais, pica papéis e vende estes produtos para uma firma intermediária, que compra materiais recicláveis e os vende para empresas recicladoras. O lucro obtido com o recolhimento dos materiais recicláveis no meio rural e urbano fica para a Acasmar. Através da coleta dos produtos recicláveis, essa experiência pôde incentivar e contribuir para ampliar os trabalhos e a valorização desta associação no município. O projeto foi iniciado com o intuito de resolver problemas ambientais do município, mas o que tem deixado toda a cominidade Castilhense, mais satisfeitos é ver que indiretamente que a ACASMAR também esta contribuindo para a inclusão social, proporcionando trabalho e condições de sustento aos participantes. A Acasmar também influenciou a experiência inicial por apresentar os mesmos propósitos de melhorias ambientais e porque buscava o incentivo e apoio de parcerias para a sobrevivência da Associação, constituída por várias famílias urbanas, cuja única fonte de renda provém da venda de materiais recicláveis para unidades recicladoras: vidro, lata, plástico e papel.

A ACASMAR já sofreu um revés em seu tempo de atuação quando funcionava na barraca de lã no ano de 2004, no Bairro Centro Baixo, quando incendiou o prédio e o fogo consumiu todos os seu equipamentos, mas como falaram a Vera e o Calica, voltamos a percorrer as ruas de Júlio de Castilhos catando o lixo, reconstruímos e estruturamos a nova Acasmar, que hoje em prédio próprio e com máquinas apropriadas com o apoio do Banco da Esperança – Cooesperança, Cáritas, Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Instituto Federal Farroupilha – IFFar- e tantos outros que sempre estiveram junto de nós. Hoje é motivo de alegria e satisfação para todos aqueles que caminharam e continuam na boa luta, gerando emprego e renda a muitas famílias que atuam na cooperativa, mostrando garra e recolhendo o lixo reciclável”.

Acasmar está localizada na BR-158, n° 505 – Bairro Medianeira. 23 Anos da Acasmar em Julio de Castilhos RS
Muita Luta e Resistência Suor de Homens e Mulheres na Conquista deste Grande Espaço Conquistado.

=]