Acadêmicos da Licenciatura em Matemática IFFar Campus Júlio de Castilhos levam Jogos à escola


Na tarde do dia 21 de junho, os acadêmicos Lavínia Clemente Lima, Regina Carvalho de Oliveira e Giovani Rodrigues, do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Júlio de Castilhos, juntamente com a professora Dra. Siomara Cristina Broch, estiveram na Escola Municipal Casemiro de Abreu realizando uma atividade de extensão vinculada a disciplina de Prática de Ensino de Matemática.

Durante parte do semestre os acadêmicos utilizaram materiais recicláveis e fizeram reuso de diferentes objetos para construírem jogos que fossem utilizados na disciplina de Matemática no Ensino Fundamental. Durante as aulas no IFFar, os acadêmicos fizeram Ficha de regras e características de cada jogo, bem como estudaram e analisaram habilidades e estratégias utilizadas durante o desenvolvimento dos jogos.

Na EMF Casemiro de Abreu os acadêmicos oportunizaram aos alunos das turmas de 6º e 7º ano do turno da tarde uma aula de Matemática diferenciada, em que puderam jogar com os colegas alguns dos jogos construídos. Inicialmente os alunos se apropriaram das regras dos jogos e depois criaram suas estratégias para vencer, conforme o raciocínio e as habilidades de cada um.Foi uma tarde de conhecimento e alegria a todos os envolvidos. Os acadêmicos puderam vivenciar uma prática pedagógica no ambiente escolar, que lhes aproxima da realidade dos alunos e da escola, campo de sua futura profissão. Os alunos da escola se divertiram enquanto aprendiam a observar, ter atenção, raciocinar, calcular, prever, estimar, dentre outras habilidades propiciadas pelos jogos.

O IFFar e a EMF fortaleceram sua parceria como Instituições co-responsáveis pela melhora da qualidade da Educação Básica: tanto na formação de futuros professores como no ensino da Matemática.

Agradecemos a acolhida de toda a equipe da EMF Casemiro de Abreu, do Diretor prof. Juliano Machado, do prof. Marcelo Rodrigues, egresso do Curso de Licenciatura em Matemática do IFFar, que nos receberam e acompanharam durante toda a atividade.

Texto e imagens:Siomara Cristina Broch (Secom IFFar JC)

Mais fotos aqui