87 pessoas realizam cadastro doador de medula óssea no IFFar J.Castilhos


Na ultima terça-feira dia 19 de junho, aconteceu no Anfiteatro do IFFar Campus Júlio de Castilhos sob a Coordenação de Assistência a Campanha de Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Essa campanha foi organizada em parceria do IFFar Campus Júlio de Castilhos com Secretaria Municipal de Saúde de Júlio de Castilhos, Hospital Bernardina Salles de Barros, Hemocentro de Santa Maria. 

E a população castilhense está de parabéns!  O cadastro de doadores de medula óssea ultrapassou as expectativas do Hemocentro de Santa Maria. Ao todo, foram 87 pessoas que compareceram no Anfiteatro do IFFar, para realizar o cadastro.

A Medula Óssea é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecido popularmente por “tutano”. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. Pelas hemácias, o oxigênio é transportado dos pulmões para as células de todo nosso organismo e o gás carbônico é levado destas para os pulmões, a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo, nos defendem das infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

O Transplante de Médula Óssea é necessário  em doenças do sangue como a anemia aplástica grave, outras anemias adquiridas ou congênitas, e na maioria dos tipos de leucemias, como a mieloide aguda, mieloide crônica e a linfóide aguda. O transplante pode ser indicado para tratamento de um conjunto de cerca de 80 doenças, incluindo casos de mieloma múltiplo, linfomas e doenças autoimunes.

Os organizadores do evento, agradeceram as  dezenas de pessoas da comunidade que demonstraram amor ao próximo com o gesto de solidariedade.

Crédito das fotos Registro jornalistico Luis Roberto Dutra.