Familiares se preparam para o Dia de Finados em Júlio de Castilhos


Há sete dias do dia de finados, as famílias já começaram a ir ao cemitério para limpar e arrumar os túmulos de seus entes queridos na cidade de Júlio de Castilhos na região central do Rio Grande do Sul.

Cemitério municipal Santa Maria de Júlio de Castilhos, já registra grande movimentação nesta semana que antecede o Dia de Finados. A terça-feira (27), com dia de sol, vários visitantes anteciparam a visita do Dia de Finados e outros continuam realizando reparos em túmulos de familiares na véspera do feriado que marca a data.

Para muitas famílias a preparação para o Dia de Finados, que será comemorado na próxima segunda-feira , dia 2 de Novembro, já começou bem antes. 

Durante a semana após período de chuvas muitas pessoas com o tempo bom desta terça-feira, munidas com baldes, vassouras, escova e água, realizam a limpeza dos túmulos. 

Expectativa que no próxima final de semana o movimento no cemitério municipal Santa Maria de Júlio de Castilhos, aumente o movimento de limpeza e conservação dos túmulos e jazigos.

Uma forma de carinho ou respeito com as pessoas que já não estão presentes nesta terra. O dia de finados reúne milhares de pessoas para visitação e também reza aos familiares, amigos ou conhecidos já falecidos.

Muitas sepulturas no cemitério municipal Santa Maria de Júlio de Castilhos, já estão limpas, pintadas e muitas reconstruídas. Este ritual acontece todos os anos e faz parte, principalmente das doutrinas católicas.

Na Segunda-feira (02), Dia de Finados, haverá um momento celebrativo organizado pela paróquia Nossa Senhora da Piedade de Júlio de Castilhos na parte central do cemitério, onde estão sepultados os Padres, inclusive Pe. Joselino Serafini que por 12 anos aqui atuou.