Colégios Tiradentes da BM destacam-se em Enem de 2019


A Brigada Militar possui em todo o estado do Rio Grande do Sul sete unidades dos Colégios Tiradentes, escolas estaduais de ensino médio vinculadas ao Departamento de Ensino da Instituição e com professores da Secretaria Estadual da Educação.

As unidades, localizadas em Porto Alegre, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e São Gabriel, empregam na rotina escolar os valores e a cultura militares para formar cidadãos que possam colaborar para o desenvolvimento da sociedade.

No último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, do qual participaram mais de 19.500 escolas, os alunos dos Colégio Tiradentes da BM alcançaram excelentes médias tanto em nível nacional como estadual.

Considerando todas as escolas estaduais brasileiras, o Colégio Tiradentes Ijuí conquistou as melhores notas, ficando em primeiro lugar nacional na prova objetiva (sem a nota da redação). Os demais Colégios Tiradentes também se destacaram, sendo que o CT de Porto Alegre alcançou a 5ª colocação, seguido pelo de Passo Fundo 7º, o CT de Santa Maria em 18º e o de Santo Ângelo em 33º.

Para o comandante do Colégio Tiradentes de Ijuí, Major João Volmei Guerra Spagnol, “esses resultados não ocorrem por acaso, é necessário um bom projeto pedagógico e comprometimento de todos os profissionais envolvidos”. O oficial ainda destacou que “não basta ter ótimos professores, como é o caso dos Colégios Tiradentes, é preciso ter gestão qualificada, estrutura, o empenho dos alunos e o suporte familiar, com amplo envolvimento de todos”, finalizou o major Spagnol.

Em âmbito estadual, na média da prova objetiva (sem a redação), a unidade de Ijuí foi a melhor colocada dentre as escolas (considerando escolas públicas e privadas, estaduais e federais), ficando em 3º lugar, sendo seguida pelo CT de Porto Alegre, em 12º lugar, e pelo CT de Passo Fundo, na 18ª colocação.

Nessa classificação, o 1º e 2º lugares foram conquistados por alunos de escolas civis federal e privada, respectivamente. Ainda, na prova objetiva (sem redação), conquistaram excelentes notas o CT de Santa Maria (56º lugar), o CT de Santo Ângelo (88º lugar), o CTBM Pelotas em 124º posição e o CTBM São Gabriel em 168º lugar, considerando-se mais de mil escolas avaliadas.

Texto:
Coordenação dos Colégios Tiradentes
Sargento Sabrina Ribas

BM

Imagens ilustrativas de 2019