69ª Romaria de Fátima já tem programação em Cruz Alta


A 69ª Romaria Diocesana ao Santuário Nossa Senhora de Fátima já tem sua programação definida. Conforme já anunciado oportunamente, em função da pandemia do coronavírus, neste ano, o evento será realizado em um novo formato. As missas das noites da novena e, também, no dia 11 de outubro, data prevista para a romaria, serão transmitidas pelas redes sociais, como facebook e canal do YouTube da Diocese de Cruz Alta, bem como através das rádios. Para isso, toda a estrutura já está sendo pensada para que todas as pessoas, impossibilitadas de virem até o Santuário, possam ter uma boa experiência, participando das celebrações diretamente de suas casas.
Na última semana, os organizadores desta edição definiram alguns pontos da programação deste importante evento religioso, como: horários das celebrações, reza do terço e, também, uma procissão motorizada, com somente um carro levando a Imagem de Nossa Senhora de Fátima aos bairros da cidade. O cronograma por onde a imagem passará ainda está sendo estudado e deverá ser definido e divulgado posteriormente. Conforme os organizadores, a ideia é que, a exemplo do que foi realizado no domingo de Páscoa e, também, no dia de Corpus Christi, as pessoas coloquem toalhas brancas em suas janelas e acompanhem a passagem da imagem de suas casas.
Dom Adelar faz um apelo para que as pessoas acompanhem as missas de suas casas e não vão até o Santuário, visto que a presença na missa será reduzida, de apenas 30 pessoas na capela, cumprindo o distanciamento social. “Queremos colaborar com a sociedade, evitando aglomerações. Esta será uma romaria diferente, em família. Acreditamos na presença e atuação da Igreja Doméstica. Sobretudo, este modo de realizar a Romaria trará presente a perspectiva espiritual da Romaria. É o ano de testemunharmos nosso amor pela Virgem Maria, pela sua presença de mãe que nos cuida sempre”, destaca.
Neste ano, a Romaria traz o tema “fazei tudo o que ele vos disser”, que mostra Maria como modelo de acolhida e vivência da vocação, o que leva ao Ano Vocacional Diocesano quer ajudar a entender o sentido da vocação.

Programação:
Noites da novena (De 02 a 10 de outubro)
19h – Diocese informa – com entrevistas, depoimentos e informações,
19h30min – Reza do terço,
20h – Início da missa.

Dia festivo (11 de outubro)
08h – Missa na capela do Santuário,
09h – Saída da imagem de Nossa Senhora aos bairros,
10h – Missa, com retorno da imagem à capela do Santuário,
15h – Celebração da Bênção do Santíssimo e da Saúde, na capela do Santuário.
Todos estes momentos poderão ser acompanhados unicamente de casa.
Nos próximos dias, serão divulgados os temas e pregadores de cada noite da novena e outras orientações.

Fonte  Por: Greice Pozzatto Assessora de Comunicação da Diocese de Cruz Alta