Tupanciretã passa a ter coleta seletiva de material reciclável a partir do ano que vem


Moradores do centro de Tupanciretã passarão a ter coleta seletiva diária a partir de janeiro de 2020. O projeto da prefeitura, em parceria com a Unicruz, prevê ainda coletas semanais nos bairros da cidade, abrangendo os 17 mil moradores da área urbana de Tupanciretã.   

Conforme o secretário de meio ambiente do município, Luis Afonso Costa, com a separação dos materiais recicláveis, a expectativa é reduzir em até 30% a produção de lixo da cidade. O custo previsto para a nova coleta varia entre R$ 18 mil e R$ 22 mil mensais, para o contrato assinado — que é válido para o ano que vem.   

— A gente criou um tripé da reciclagem na cidade. Organizamos os catadores em uma associação, depois conseguimos recursos para construção de um galpão para fazer a reciclagem, e o terceiro ponto é a aquisição de um furgão para a coleta do material na cidade. Agora, a gente está fazendo um convênio com a Unicruz para eles nos ajudarem, passarem nas casas orientando os moradores e também no gerenciamento da coleta seletiva.

Fonte Portal GauchaZh foto Divulgação / Prefeitura de Tupanciretã