Confira a programação para os 198 anos de Cruz Alta


Esporte, música, teatro e lazer. Estas são algumas das atrações que marcarão os 198 anos de Cruz Alta. A cidade fundada em Fundada em 18 de agosto de 1821 é considerada mãe de mais de 220 municípios do estado.

As festividades começaram na última terça-feira (13), com o coquetel de lançamento da campanha “Cruz Alta 200 anos”. O evento, que contou com a presença da comunidade, foi organizado pela Associação Comercial e Industrial de Cruz Alta (ACI).

Esta quarta-feira (14) marcou a retomada das atividades do projeto “Transparência na Rua”, que visa levar para até população os serviços de transparência da Administração. Esta etapa do projeto, idealizado pela Coordenadoria de Transparência e Acesso a informação, contou com a participação da Secretaria Municipal de Saúde. A ação também será realizada nos dias 21 e 28, no Calçadão 1 e praça Firmino de Paula.

Já no dia 15, Basketito realizará o “1º Internúcleos Basketito”. O evento, aberto ao público, reunirá todas as turmas do projeto no Clube Cruzaltense, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 17h.

O projeto PROMOVAÇÃO, organizado pela Coordenadoria de Orçamento Participativo irá encerrar suas atividades no bairro de Fátima na sexta-feira (16), com uma grande solenidade que acontecerá no CRAS Um Lugar Ao Sol, durante todo o dia. No início da noite de sexta, a Casa de Cultura Justino Martins receberá a peça teatral: “O escândalo Philippe Dusaert” que é protagonizada pelo ator Marcos Caruso. O teatro é uma realização do SESC Cruz Alta.

O sábado (17) inicia com uma Feira Municipal de Artesanato em conjunto com os Empreendimentos Agro familiares. A comercialização será das 7h às 18h, em frente ao Centro Público de Economia Solidária, localizado na rua General Câmara nº 331.

Já a partir das 11h, irá acontecer uma Celebração no Marco Inicial Fundação de Cruz Alta, junto a cruz erguida pelo padre jesuíta Anton Sepp Von Rechegg em 1698, logo após a fundação de São João Batista nos Sete Povos Missioneiros. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com a Diocese de Fátima.

A tarde do sábado será movimentada no Ginásio Municipal José Westphalen Correa. A partir das 13h30 local irá sediar o Torneio Cruz Alta de Boxe que conta com atletas de todo o estado. Já a partir das 16h, a Rua o lazer receberá Food Trucks.

O domingo (18), dia do aniversário da cidade, será comemorado com o tradicional Arrancadão de Rolimã. O evento que está na sua 7º edição acontecerá na Rua General Portinho (próximo ao Ginásio) das 9h às 16h e é organizado pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude.

Além disto, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer organizou Amistosos de Basquete com vários municípios presentes e Práticas livres de Kickboxing, Boxe, Judô e Muay tai. Também, em parceria com a Unicruz, as dependências do Ginásio Municipal contarão com estande especial da Universidade. Confira os atendimentos que acontecerão:

– Verificação de pressão arterial;

– Práticas integrativas (Reiki, Auriculoterapia e Barras de Access);

– Esclarecimentos sobre campanhas de vacinações animais;

– Esclarecimentos sobre prevenção do mosquito da Dengue;

– Perucart;

– Descarte de medicação;

– Testes de câncer de pele;

– Oficina brincando de casinha;

– Projeto Profissão Catador;

– Núcleo de Práticas Jurídicas e Balcão do Consumidor.

            Finalizando o domingo, a Casa de Cultura receberá o encerramento da Semana do Rock, com shows de Acústicos de Valvulados, Alemão Ronaldo (Bandaliera), Fabrício Beck (Vera Loca) e Carlinhos Carneiro (Bidê e Balde). O evento começa às 20h e é uma realização do Rustic Pub e MRº Jack.

            Finalizando o mês de aniversário do município, no dia 30, o CIEP cediará a XIII Conferência Municipal de Assistência Social – Tema: Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. E no dia 31, a Secretaria Municipal de Educação realizará no Ginásio Municipal, a partir das 14h o “EducAção em Rede”, um evento de integração entre as escolas municipais.

“Programamos uma série de atividades gratuitas para a população. Nosso município é um dos mais importantes da região, e do Estado, e estamos retomando relações com as cidades vizinhas, instituições, unindo esforços para que em um futuro próximo possamos voltar a ter um momento de crescimento”, ressalta o prefeito Vilson Roberto.

Fonte Redação: Djovana Souza – Coordenadoria de Comunicação e Cerimonial – (55) 3321-1361. Foto reprodução redes sociais